Menu fechado

Como calcular a resistencia e a corrente?

Como calcular a resistência e a corrente?

A corrente de um circuito é diretamente proporcional à tensão e inversamente proporcional à resistência. Dela, extrai-se a seguinte fórmula básica: Ou seja, I=V/ R, sendo: I: Corrente elétrica, dado em ampere (A).

Qual a fórmula da resistência equivalente?

Req = R1 + R2 + R3 + R4 .. Em uma associação em paralelo de resistores, a tensão em todos os resistores é igual, e a soma das correntes que atravessam os resistores é igual à resistência do resistor equivalente (no que nos resistores em série, se somava as tensões (V), agora o que se soma é a intensidade (i)).

Como calcular resistência equivalente mista?

Inicialmente devemos encontrar o valor da resistência equivalente para o circuito misto. A corrente elétrica pode ser calculada através da seguinte equação: (U = R . i), e a potência pode ser determinada diretamente dos valores da resistência e da corrente. Primeiramente, combinamos os resistores que estão em paralelo.

LEIA TAMBÉM:   Como usar o painel de controlo?

Como calcular a resistência equivalente de uma associação mista?

Para calcular a resistência equivalente de uma associação mista de resistores, comece associando os resistores que você tem certeza de que estão em série ou em paralelo. No exemplo que acabamos de analisar, não poderíamos considerar R4 e R6 em série, uma vez que a corrente estabelecida neles não é a mesma.

Qual a fórmula da resistência elétrica?

Sua fórmula é: R = resistência elétrica. ρ = resistividade. L = comprimento. A = Área. Por isso, é importante frisar que enquanto o corpo concorre para a resistência, o material de que é feito esse corpo concorre para a resistividade. Um corpo mais comprido tem menos corrente elétrica, ao passo que um corpo menos comprido tem provavelmente mais

Como calcular a resistência?

Calcule a resistência usando a potência e a corrente. Caso saibas esses dois valores, você pode usar duas fórmulas para calcular a resistência: P = VI (potência = tensão x corrente). A lei de Ohm afirma que V = IR. Substitua IR por V na primeira fórmula: P = (IR)I = I 2 R. Reorganize a fórmula para calcular a resistência: R = P / I 2.

LEIA TAMBÉM:   Como garantir a seguranca e uso de EPIs?

Como encontrar a resistência de um componente?

Use a Lei de Ohm para encontrar os valores desconhecidos. Caso não saiba o valor da resistência de um componente do circuito, procure formas de calculá-lo. Se você sabe o valor da tensão (V) e da corrente (I) do componente, encontre a resistência usando a Lei de Ohm: R = V / I. Aprenda a fórmula da potência.

Quais os valores das resistências em um circuito em série?

Some os valores das resistências. Em um circuito em série, a resistência total equivale à soma de todas as resistências. A mesma corrente passa através de cada resistor, então cada um deles faz seu trabalho como esperado. Por exemplo, um circuito em série tem um resistor de 2 Ω (ohm), um de 5 Ω e um de 7 Ω.