Índice
Como dimensionar um galpão?
Dimensionamento de um galpão de armazenamento conforme normas NBR 8880:2008 e NBR 6123:1988. Conforme a NBR 8800:2008 o mínimo a ser considerado é 0,25 kN/m². Deve-se utilizar a distância entre pórticos, que é 5m.
Quais são os fatores que interferem na velocidade do vento no projeto de estruturas metálicas?
De acordo com a norma, o cálculo da força do vento sobre uma cobertura deve levar em conta as características da edificação, a velocidade básica do vento na região, além dos fatores topográfico e de rugosidade do terreno, ou seja, tipo e altura dos obstáculos à passagem do vento.
Qual a importância de uma disciplina de cálculo estrutural em estruturas de madeira em um curso de Engenharia Civil?
Além disso, também auxilia no entendimento do comportamento da estrutura, levando a uma concepção coerente e funcional. Para o engenheiro que desenvolve cálculo estrutural, o pré-dimensionamento entra como ferramenta de determinação da seção das peças, o que é necessário no dimensionamento.
Por que as coberturas de maior vão são mais susceptíveis a ação do vento?
Por serem estruturas amplas e leves e, muitas vezes altamente permeáveis ao ar externo, são facilmente atingidas pela as cargas de vento.
Como calcular fundação de um galpão?
Com uma boa máquina de hélice contínua é possível fazer, em média, 25 estacas por dia. Em um galpão de 40 mil m², serão cerca de 150 pilares e 600 estacas. Se forem feitas 20 estacas/dia, serão necessários 30 dias para a conclusão da obra de fundações. Esse é o tempo médio de uma obra de fundação”, conclui o diretor.
Como dimensionar estruturas metálicas?
No dimensionamento de estruturas metálicas, além das condições financeiras, a definição dos perfis mais adequados é função de diferentes fatores, tais como, por exemplo, as cargas atuantes, os processos de fabricação e produção, os custos com matérias-primas, entre outros.
Quais os aspectos que interferem na ação do vento em estruturas?
Nas edificações o vento exerce pressões e sucções, de forma variada, contínua ou intermitente, causando efeitos, muitas vezes indesejáveis. A ação do vento depende necessariamente dos aspectos aerodinâmicos, forma, e dos aspectos meteorológicos, velocidade.