Menu fechado

Como funciona a tecnologia do radio?

Como funciona a tecnologia do rádio?

O radiotransmissor converte sinais sonoros, analógicos ou digitais em ondas eletromagnéticas, enviando-os para o espaço através de uma antena transmissora, para serem recebidos por um radiorreceptor, por exemplo, emissoras de AM, FM ou de TV além do LW.

Como transmitir áudio via satélite?

O sistema de transmissões de rádio via satélite consiste basicamente em emitir um sinal comum, gerado pelo sistema convencional de rádio em estúdio para um canal digital que existe nos satélites de comunicação e por sua vez, fazer com que este sinal seja retransmitido ao mesmo tempo para outra região do planeta.

O que é transmissão DAB?

DAB é a sigla para Digital Audio Broadcasting Transmissão Digital de Áudio. Esse sistema vem sendo desenvolvido na Europa pelo grupo EUREKA, para ser o novo padrão de rádio digital na Europa e possivelmente no mundo. O DAB é um padrão de rádio, onde o som tem qualidade praticamente igual à de CD, sem interferências.

LEIA TAMBÉM:   Qual cor de gravata combina com camisa branca?

Como funciona o estúdio de rádio?

O estúdio de uma emissora de rádio é acusticamente isolado, geralmente com espuma, que barra a entrada de ruídos externos. Lá, o locutor fala ao microfone, que é um “transdutor”: recebe a vibração da voz em ondas mecânicas e as converte em corrente elétrica 2.

Como funciona uma emissora de rádio?

A estrutura de uma emissora de rádio é simples: bastam microfone, mesa de som, transmissor, antena, receptor e um bocado de conhecimento de física para fazer tudo funcionar. É na física que está a resposta para como fazer um som se propagar através de ondas eletromagnéticas pelo ar. Muita gente perseguia essa idéia no fim […]

Como se propaga o som em uma emissora de rádio?

Ao sair da emissora, som se propaga como uma onda até chegar ao rádio. 1. O estúdio de uma emissora de rádio é acusticamente isolado, geralmente com espuma, que barra a entrada de ruídos externos. Lá, o locutor fala ao microfone, que é um “transdutor”: recebe a vibração da voz em ondas mecânicas e as converte em corrente elétrica.

LEIA TAMBÉM:   Como tirar cabelo do cola?

Qual a distância entre o rádio FM e o AM?

Mas apenas a frequência muda como resultado; a amplitude permanece constante o tempo todo. O rádio FM opera na faixa de 87,5 MHz a 108,0 MHz, que é uma faixa de frequências muito maior que a rádio AM. O alcance da distância para as transmissões FM é mais limitado do que o AM – normalmente menos de 160 km.