Menu fechado

Como levantar as principais dicas sobre aluguel de apartamentos?

Índice

Como levantar as principais dicas sobre aluguel de apartamentos?

Para levantar as principais dicas sobre aluguel de apartamentos, falamos com José Osse, head de comunicação do QuintoAndar, uma plataforma online que conecta proprietários e inquilinos para facilitar o processo de locação. Confira logo abaixo! É sempre importante levar em consideração a primeira impressão e você precisa se sentir em casa ali.

Como o aluguel pode sofrer reajuste anual?

Por lei, o aluguel só pode sofrer reajuste anual, a fim de corrigir a inflação da moeda. Caso o aluguel esteja defasado, o locador, ou mesmo o próprio locatário, pode pedir a revisão a cada três anos. Neste caso, o ideal é que as partes cheguem a um consenso.

Como fazer o aluguel do imóvel?

Antes de assinar o contrato, faça as contas. Veja se o valor do aluguel do imóvel escolhido, somado ao IPTU e ao condomínio – no caso de apartamentos –, não ultrapassam 30\% do rendimento familiar. É importante manter uma sobra no orçamento para as despesas com vestuário, alimentação, transporte e lazer. 3. Analise a situação do imóvel

Qual a idade mínima para alugar um imóvel?

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.

Qual a documentação necessária para alugar um imóvel?

Atente-se à documentação Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.

Qual é a problemática do locador de um apartamento?

Outra situação que é problemática é o locador que demora a realizar o reparo. Imagine que você é inquilino de um apartamento e, há algum tempo, notificou a imobiliária responsável pela locação que havia uma infiltração na parede interna da unidade.

Qual o motivo da infiltração em apartamentos alugados?

Nas situações de infiltração em apartamentos alugados, o inquilino, assim que percebe que o problema pode ser de responsabilidade do proprietário, deve acionar a imobiliária, se a locação foi feita por intermédio dela. Isso deve ocorrer por vários motivos. O primeiro é que ela é o contato direto do inquilino.

Qual o prazo máximo para aluguel de apartamento descolada?

Não há prazo mínimo e máximo previsto em lei, mas o mais usado no mercado de locação é este de 30 meses, porém, se você estiver morando de aluguel ou em uma cidade por um período determinado, por exemplo, você pode estipular o período ideal. + O primeiro apartamento da jovem descolada

Para alugar um imóvel, o locatário precisa ser maior de idade – ter 18 anos ou mais – e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e de renda. No caso do funcionário público e do trabalhador com carteira assinada, a comprovação de renda pode ser feita por meio do demonstrativo de pagamento.

Como vai alugar um imóvel?

Vai alugar um imóvel? Você precisa ser maior de idade e deve apresentar na imobiliária o RG, o CPF e comprovantes de residência e renda (Foto: Thinkstock) 1. Pesquise o melhor imóvel com paciência A instabilidade do setor imobiliário, motivada pela fase econômica do país, tem garantido muitas ofertas.


Qual o período mínimo de locação para um imóvel?

Quem pretende alugar um imóvel por um curto espaço de tempo, geralmente tem dúvidas sobre o período mínimo de locação e a aplicação de multas, caso o contrato seja desfeito. Para locações por um período inferior a três meses, o contrato é de temporada.

Qual a melhor atitude para reparar o imóvel?

A melhor atitude que pode tomar é ler o seu contrato de aluguel e reparar nas cláusulas se existe algum termo referente à multa. Caso exista algo falando sobre isso, você certamente deverá pagar o valor referente ao tempo em que ficaria no imóvel. Consulte o proprietário. Abraço e boa sorte.

Qual o prazo mínimo de locação?

Nos contratos mais comuns é normal que o tempo mínimo de locação exigido pelo proprietário seja de 30 meses, e isso tem uma explicação. A lei de locação prevê que em caso de contratos verbais, ou com prazo inferior a 30 meses, o locador poderá exigir a devolução do imóvel somente depois de transcorridos cinco anos de locação, salvo casos especiais.

Será que o locatário tem direito de comprar o imóvel alugado?

Isto significa que o locatário tem o direito de comprar o imóvel alugado, preferencialmente e em igualdade de condições com terceiros interessados.

Qual o tema da venda de imóveis alugados?

A venda de Imóveis Alugados: o que é preciso saber. Aspectos práticos da compra e venda de bens Imóveis locados. Não raras as vezes no ramo do direito imobiliário, não somente os profissionais da área (advogados, corretores de imóveis) mas também proprietários e locatários deparam-se com este tema: ” a venda de Imóveis alugados”.

Por que é importante checar o imóvel quando foi alugado?

Já na saída, a vistoria é para checar se tudo está como no começo do aluguel, o que garante que o imóvel vai ser devolvido para o proprietário exatamente nas condições que estava quando foi alugado”, diz José. “A principal dica é sempre ler o contrato por completo para estar ciente e de acordo com as cláusulas que ele estipula”, afirma José.

Como encontrar a melhor casa para você?

Não vá para o primeiro lugar que encontrar. Dê uma boa pesquisada para achar a melhor casa para você; se possível, chame seus pais para as visitas aos imóveis, pois eles vão gostar de ser incluídos no processo todo. Sempre pesquise sobre a vizinhança para conhecê-la melhor.

Como saber se vai dividir a casa com você?

Se os seus pais não conhecem as pessoas com quem vai dividir a casa, marque um encontro entre eles para aliviar um pouco as preocupações deles. É importante conhecer o estilo de vida e o estado financeiro da pessoa para saber se dividir a casa com ela é uma boa escolha. Avalie bem as suas finanças. Sair de casa não é nada barato.

LEIA TAMBÉM:   Qual medida da vareta do oleo?

Por que o imóvel tem que atender as necessidades da pessoa?

“O imóvel tem que atender as necessidades da pessoa no momento de vida que ela está: como ter o número certo de quartos, estar perto do trabalho ou da família, ter bom acesso a transporte público ou outros serviços, por exemplo. Isso é o que fará a maior diferença para cada um”, explica José.

Qual a melhor imobiliária digital para aluguel?

O QuintoAndar , além de um portal de anúncio de imóvel para aluguel, é uma imobiliária digital que não exige fiador nas negociações feitas pela plataforma. De acordo com a empresa, apenas uma análise de crédito é realizada e, pra quem precisar, o seguro fiança, uma garantia para alugar o imóvel de forma rápida e segura.

Por que a vistoria é essencial para o aluguel?

Na entrada, ela serve para registrar como o imóvel está naquele momento. Já na saída, a vistoria é para checar se tudo está como no começo do aluguel, o que garante que o imóvel vai ser devolvido para o proprietário exatamente nas condições que estava quando foi alugado”, diz José.

Qual é o contrato de locação de um apartamento residencial?

Contrato que estabelece as condições do aluguel de um apartamento residencial. A locação é o negócio jurídico pelo qual uma parte cede à outra o uso de um bem móvel ou imóvel de sua posse mediante pagamento. O tema é regulamentado pela Lei nº 8.245/91 e ainda pelos artigos 565 a 578 do Código Civil.

Qual o regulamento da locação?

A locação é o negócio jurídico pelo qual uma parte cede à outra o uso de um bem móvel ou imóvel de sua posse mediante pagamento. O tema é regulamentado pela Lei nº 8.245/91 e ainda pelos artigos 565 a 578 do Código Civil. A exemplo, temos a locação de imóveis residenciais, onde se incluem apartamentos destinados a aluguel para moradia.

Como é realizada a locação do imóvel objeto deste contrato?

A locação objeto deste contrato é realizada pelo prazo de 12 (doze) meses, com início no dia (data) e término no dia (data), data em que o (a) LOCATÁRIO (a) se obriga a restituir o imóvel locado no perfeito estado de conservação em que o recebeu, salvo as deteriorações decorrentes do uso normal, completamente livre e desocupado. Cláusula 4ª.

Qual a melhor maneira de alugar apartamento na Espanha?

A internet é hoje o maior catálogo de apartamentos para alugar na Espanha, com muitos sites e aplicativos operando em todo o país. Sem dúvida, essa é maneira cômoda, prática e rápida de encontrar o seu imóvel, mas não é a única opção. Precisa enviar dinheiro para outro país? Envie dinheiro com toda a segurança, rapidez e melhor taxa de câmbio.

Qual é a maior oferta de imóveis para alugar na Espanha?

O Idealista é hoje o portal com maior número de oferta de imóveis para alugar na Espanha e essa é a maior vantagem desse portal. Existem apartamentos que não estão publicados em nenhum outro meio, o que faz com que suas chances de encontrar um imóvel aumentem bastante.

Qual a prestação mensal do financiamento habitacional?

Nos financiamentos habitacionais, a prestação mensal é composta por: encargo principal – parcela de amortização e de juros mensais; encargos acessórios – taxas de administração, Seguros de Morte e Invalidez Permanente(MIP) e Danos Físicos ao Imóvel (DFI).

Qual a probabilidade de obter um crédito habitação 100?

No caso de o imóvel ser avaliado acima do seu valor de mercado, então a probabilidade de obter um crédito habitação 100 financiamento é muito elevada.

Por que o aluguel é pago por alguém?

Por isso a exigência de que o aluguel do imóvel seja pago, de um jeito ou de outro, por alguém. No terceiro exemplo, analisamos a capacidade dos amigos repagarem suas dívidas conosco. No primeiro caso existia uma probabilidade maior, pois ele tinha salário e podia utilizá-lo para quitar seus débitos.

Qual o seguro fiança para aluguel?

Uma delas é o seguro fiança, que arca com as despesas do aluguel se houver algum problema. Mas, como em todo seguro, você paga e não recebe o dinheiro de volta. Também há o aluguel com caução, em que o inquilino deposita entre 3 e 5 aluguéis e o valor fica guardado como garantia. Nesse caso, no fim do contrato o valor é devolvido.

Será que o proprietário pode cobrar metade do aluguel do imóvel?

Neste caso, o que é possível fazer? A primeira situação que pode ser pensada pelo proprietário preterido é a cobrança de sua parte na locação firmada. Ou seja, se o co-proprietário discordante com a locação possui 50\% do imóvel, ele pode cobrar metade do valor do aluguel do co-proprietário que está administrando o bem.

Por que devemos ficar atentos ao contrato de locação?

Prestem atenção em todos os detalhes e pontuem no documento! Caso o dano venha a ocorrer durante o contrato de locação, sem culpa do locatário, este deverá avisar ao locador, por meio de e-mail, notificação extrajudicial, ou outro meio que melhor lhe convir, para se resguardar de futuras cobranças.

Quanto é preciso economizar em um apartamento?

Para definir quanto será preciso economizar, é preciso levar em conta o valor total do imóvel. Com exceção do programa “ Minha Casa Minha Vida ”, as linhas de crédito no mercado estabelecem que o valor de entrada de um apartamento seja estimado em pelo menos 10\% do seu valor.

Como planejar a entrada do apartamento?

Reorganizar as finanças de toda a família e estabelecer a entrada do apartamento como um compromisso que deve ser cumprido em longo prazo é fundamental para criar um planejamento financeiro completo. Essa organização deve incluir o saldo do FGTS, as economias atuais e o valor que ainda deverá ser conquistado.

Qual a diferença entre arrendamento temporário e alojamento local?

5 Qual é a diferença entre arrendamento temporário e e alojamento local? O arrendamento temporário pode ser realizado mediante a celebração de um contrato de arrendamento urbano, que visa permitir o aluguer de um imóvel de forma temporária, como é o caso de para férias.

Qual a lei que cuida dos aluguéis?

A lei que cuida dos aluguéis é a Lei 8245 de 18 de outubro de 1991. Seus documentos também devem estar em dia, pois muitas imobiliárias e proprietários pedem comprovantes de renda e residência, além de atestados como “nada consta” em SPC e Serasa, mesmo não sendo uma obrigação por lei.

Como saber se é bom comprar um apartamento?

Ler reportagens sobre o assunto produzidas por veículos confiáveis é uma boa prática para saber se é um bom momento para comprar um apartamento. Avalie também o preço do metro quadrado nos bairros que deseja morar, pesquise sobre as formas de pagamento disponíveis e verifique a indoneidade das instituições financeiras e construtoras.

Qual o modo mais adequado para comprar um apartamento?

Um dos pontos mais importantes na hora de comprar o primeiro apartamento é escolher o modo de pagamento mais adequado ao seu perfil. Se você conseguiu se organizar financeiramente para pagar à vista, isso é muito bom, mas lembre-se que ao adquirir um imóvel você tem os impostos também. Reserve um dinheiro para isso.

Como comprar um apartamento novo?

Agora, se o apartamento for novo, comece pesquisando a reputação da construtora. Isso pode te livrar de comprar um imóvel com estrutura ruim ou até mesmo de ter problemas com os prazos de entrega das chaves. Durante a visita ao imóvel, verifique também alguns itens, como os acabamentos.

Como resgatar o aluguel de ações?

Como resgatar o dinheiro do aluguel de ações? O prazo do aluguel é definido no momento da contratação. Sendo de no mínimo 1 dia e no máximo 2 anos. Após o término do prazo, as ações retomam para o dono original com a taxa de aluguel junto.

Qual a vantagem do aluguel de ações?

Essa estratégia é a chamada venda a descoberto. Por fim, ele devolve as ações ao dono e paga a taxa de aluguel. O aluguel de ações é uma alternativa que oferece atrativos tanto para os doadores como para os tomadores. Para esses últimos, é mais uma oportunidade de investimento, especialmente para operações no curto prazo.

LEIA TAMBÉM:   O que fazer para melhorar a seguranca no bairro?

Quanto Custa o aluguel de um imóvel?

A lei não estipula um valor para a penalidade, mas costuma-se cobrar, no máximo, o equivalente a três aluguéis, segundo Pedro Serpa, professor de direito imobiliário da FGV. O preço varia de caso a caso e é proporcional ao tempo que resta de locação. Quanto menos tempo o inquilino ficar, mais alta será a multa.



Como fazer a grana para comprar o primeiro apartamento?

Faça a grana render para comprar o primeiro apartamento Evite gastos com cartões de crédito e crediários, faça seus pagamentos sempre à vista evitando a contração de dívidas futuras. Quando estiver conseguindo juntar um montante mensal, movimente o dinheiro!

Qual a orientação do sol para o apartamento?

Observe a orientação do sol: caso o apartamento receba muita incidência de luz solar durante todo o dia, isso pode causar desconfortos nas épocas mais quentes; Cheque as instalações tubulares de água (abra as torneiras do imóvel e veja se água sai limpa) e a rede elétrica (veja se as tomadas já estão no novo padrão ou se a rede é muito antiga).

Quando o primeiro aluguel deve ser pago?

Quando o primeiro aluguel deve ser pago vai depender muito do modelo de contratação que o inquilino está negociando com o dono da propriedade. Ao decidir pelo aluguel de um imóvel, a maioria das opções exigem que se tenha uma garantia no fechamento do contrato para poder entrar na casa ou apartamento. Não há nenhuma obrigação legal de pagamento

Como calcular o preço do aluguel de imóvel?

Sendo assim, por meio deste método de como calcular o preço do aluguel de um imóvel, encontra-se o valor locativo do imóvel com base na capitalização presente da sua renda líquida, real ou prevista, tendo como aspectos fundamentais a determinação do período de capitalização e a taxa de desconto a ser empregada.

Como chegar ao valor do aluguel?

Para chegar ao valor do aluguel, portanto, é preciso, antes de tudo, conhecer o valor de venda do imóvel. Assim, com base em uma referência de mercado, é possível encontrar um percentual do valor de venda que possa ser atribuído como aluguel. Geralmente, uma boa pesquisa de mercado torna possível encontrar esse percentual.

Por que o pedido de aluguel é tão importante?

No entanto, a advogada destaca que, muitas vezes, o pedido de aluguel nada mais é do que uma maneira de pressionar a pessoa que continua no imóvel a fazer logo a partilha de bens – uma vez que a permanência pode ser um verdadeiro empate na vida de todas as partes em diversos aspectos, inclusive emocional.

Será que a cobrança do aluguel poderia acontecer depois da partilha de bens?

Anteriormente, todas as turmas do STJ entendiam que a cobrança do aluguel só poderia acontecer depois da partilha de bens. No entanto, a decisão da 4ª turma desfez o entendimento comum.

Qual a ação que determina o pagamento de aluguel?

Assim que a ação que determina o pagamento de aluguel é firmada, passa a correr um contrato do mesmo jeito que ocorre na relação locador-locatário. Isso significa que, se a parte que deve pagar não o fizer, cabe uma ação de despejo.

Será que o apartamento novo é o melhor negócio?

Financeiramente, o imóvel usado costuma ser um melhor negócio. “O apartamento novo é sempre mais caro. Lógico que se tem o prazer de morar onde ninguém nunca morou, em um imóvel mais moderno, com condomínio mais barato, mas é mais caro e tem depreciação”, diz Samy Dana.

Será que você tem o prazer de morar em um imóvel mais barato?

Lógico que se tem o prazer de morar onde ninguém nunca morou, em um imóvel mais moderno, com condomínio mais barato, mas é mais caro e tem depreciação”, diz Samy Dana. Nem sempre existe possibilidade de quitar o valor de imóvel à vista.

Qual a opção mais vantajosa para o proprietário?

O mercado imobiliário aceita várias opções que, conforme o caso, podem ser mais vantajosas para o inquilino – e para o proprietário. A mais conhecida é apresentar um fiador, uma pessoa que ateste não apenas que o locatário é boa gente, mas que se disponha a cobrir os pagamentos em caso de inadimplência.

Como ele usou o aluguel para dar entrada em um apartamento?

O professor de educação física Cristiano Teixeira da Cruz, 31, usou o aluguel para dar entrada em um apartamento de dois dormitórios no residencial Resort Bethaville, em Barueri, na Grande São Paulo. Ele cogitou pegar um empréstimo no banco para pagar a entrada, mas desistiu.

Quais são os apartamentos disponíveis para aluguel?

Todos os 92 apartamentos do edifício, com plantas que vão de 25 metros quadrados a 121 metros quadrados, estão disponíveis para aluguel. A incorporadora se responsabiliza pela gestão patrimonial, prestação de serviços e locação dos imóveis.

Quais são as opções de arrendamento do imóvel?

O proprietário tem, portanto, 3 opções de arrendamento do seu imóvel: Arrendar a totalidade do imóvel a uma só pessoa e agregado familiar; Arrendar a totalidade do imóvel a várias pessoas (por exemplo um grupo de amigos) através de um único contrato; Arrendar partes do imóvel a várias pessoas, fazendo diferentes contratos.

Qual é o contrato de locação de apartamento?

Também conhecido como contrato de locação de apartamento, esse contrato de aluguel é o documento pelo qual o locador propõe-se a ceder o uso e o gozo de um apartamento ao locatário. Dessa forma, é sempre bom lembrar que “locador” é a pessoa que figura na condição de senhorio, e “locatário” é a pessoa que figura na condição de inquilino.

Como fazer um contrato de aluguel de apartamento?

Como fazer um Contrato de Aluguel de Apartamento? Vejamos quais são os requisitos mais importantes deste contrato. Os dados pessoais das partes, locador e locatário devem ser descritos no contrato de acordo com a Lei 8245/1991, a Lei do Inquilinato, e o Código Civil. São eles:

Qual a garantia do aluguel?

A garantia do aluguel também é uma cláusula fundamental do contrato, porque se o inquilino não puder pagar o aluguel, há algumas formas de garantir que o locador receba esse valor. As formas mais comuns de garantia ao alugar um apartamento são por caução, por fiança e pelo seguro fiança.

Posso comprar ou alugar um casamento?

‘Comprar ou alugar’ não é uma decisão isolada, mas sim parte de um planejamento de vida. Deve ponderar seus valores, vontades, aspirações e até questões mais formais, como seu regime de casamento.

Quais são as rentabilidades dos títulos públicos?

Hoje, as rentabilidades, ao mês, de muitos títulos do governo têm ficado entre 0,20\% e 0,30\% acima da inflação, antes de impostos. O que é menos do que os 0,32\% que calculamos para o aluguel. Já os impostos dos títulos públicos, após 2 anos, seriam de 15\% sobre a rentabilidade.

Como escolher um imóvel para alugar?

Alugar imóvel não é uma tarefa simples e vai além de escolher a localização e o tamanho da moradia. Antes de fazer as malas e pensar na decoração, o candidato a inquilino precisa pensar em uma série de ações que devem ser executadas antes de chegar ao lar doce lar.

Como alugar apartamento com tranquilidade?

Veja a seguir o passo a passo para alugar um apartamento com tranquilidade. O primeiro passo para entender suas necessidades é definir aonde quer morar. Nesta primeira etapa, é importante ser prático, realista e objetivo. Imprescindível ainda escolher os bairros que mais agradam.

Posso alugar apenas uma divisão da minha casa?

2 Se alugar apenas uma divisão da minha casa também é considerado “Alojamento Local? Independentemente do número de divisões que alugar, terá sempre de proceder ao registo do seu imóvel sob a modalidade de “estabelecimento de hospedagem”. 3 Em que consiste um “hostel”?

Como melhorar o seu apartamento?

Agora que está por dentro das questões legais e mais burocráticas, anote estas dicas que ajudam a valorizar o seu apartamento. Faça uma vistoria geral ao seu apartamento e anote pequenas coisas que pode melhorar. Uma pintura aqui, uma melhoria ali, um móvel novo para algum local. No final faça as contas e veja quanto lhe dá.

Será que o aluguel de imóvel fica comprometido?

O aluguel de imóvel fica comprometido se você não alugar por meio do Alpop. Os proprietários não alugam para quem está com nome sujo. Se você é ou já foi inquilino, sabe que existe um processo burocrático para fechar o aluguel. Lembra da certidão negativa sobre a qual falamos?

Como você quer alugar uma casa ou apartamento?

Se você pretende alugar uma casa ou apartamento, ou é dono de um imóvel que está vago para locação, tem que ficar atento às regras e condições que existem nesse processo. É importante saber, por exemplo, quais informações precisam estar no contrato, quem paga o condomínio e o que fazer caso apareça alguma reforma inadiável.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os tipos mais comuns de aspersor?

Como deve ser feito o aluguel do imóvel?

Como deve ser feito o pagamento do aluguel do imóvel? Depende do acordo feito entre o dono do imóvel e quem mora de aluguel. “Eu recomendo as transferências eletrônicas, são mais rápidas, práticas e seguras”, opina José Guilherme Gregori. 8.

Qual a soma do seu aluguel para o financiamento da Casa?

Uma das recomendações de especialistas é que a soma do seu aluguel e do dinheiro que você vai guardar para o financiamento da casa seja de pelo menos 30\% da sua renda. Dessa forma, você já irá se acostumar com essa despesa quando tiver de pagar as parcelas do imóvel.

Quanto Tempo é necessário para conseguir financiamento imobiliário?

De acordo com uma estimativa de Rafael Sasso, cofundador da Melhortaxa, plataforma digital de comparação e auxílio de crédito imobiliário, o brasileiro leva entre dois e três anos para conseguir juntar dinheiro suficiente para dar entrada no financiamento. Mas isso só se seguir um planejamento financeiro.

Quanto custa uma entrada de 200 mil para um imóvel de R$ 1 milhão?

Entrada de R$ 140 mil para um imóvel de R$ 700 mil – (levando em conta a renda da família para liberação do crédito): R$ 3.668,87 Entrada de 200 mil para um imóvel de R$ 1 milhão – (levando em conta a renda da família para liberação do crédito): 5.241,24

Qual a modalidade de locação de um imóvel?

A locação de um imóvel envolve uma série de documentos, trâmites e burocracia. Por conta disso, muitas pessoas optam por alugar um imóvel direto com o proprietário. Essa é uma modalidade prevista na legislação, mas que faz necessária cautela para evitar incômodos no futuro.

Por que alugar imóvel direto com o proprietário?

Por conta disso, muitas pessoas optam por alugar um imóvel direto com o proprietário. Essa é uma modalidade prevista na legislação, mas que faz necessária cautela para evitar incômodos no futuro. Isso acontece porque é uma transação feita sem intermediários, ou seja, profissionais capacitados e com vivência no mercado imobiliário.


Por que o aluguel é ilegal na Bahia?

Em muitos casos, porém, a prática acontece de modo clandestino, sem o conhecimento do proprietário. “É difícil provar (que o imóvel foi sublocado sem consentimento). Se a pessoa paga o aluguel em dia, muita gente faz vista grossa”, opina Kelsor Fernandes, presidente do Sindicato das habitações da Bahia (Secovi-BA).

Como alugar um apartamento em Portugal?

Na hora de alugar um apartamento é preciso pensar em várias questões antes de tomar a decisão, principalmente se você está chegando agora ao país e ainda conhece a região onde vai morar. Fechar o negócio. A seguir vamos explicar melhor cada um destes itens. 1. Definir a cidade que você quer morar em Portugal

Qual a região que você pode pagar pelo aluguel?

O preço que você está disponível a pagar pelo aluguel também deve ser considerado, até porque este é o gasto que mais pesa no orçamento. Algumas regiões costumam ser bem caras, como é o caso de Lisboa, Porto e Algarve. Se quiser economizar, você pode morar em cidades menores ou mesmo na região metropolitana das grandes cidades.

Qual a melhor região para morar em aluguel?

Algumas regiões costumam ser bem caras, como é o caso de Lisboa, Porto e Algarve. Se quiser economizar, você pode morar em cidades menores ou mesmo na região metropolitana das grandes cidades. Ao fazer isso, a economia em aluguel pode ser bem grande.

Como deve ser celebrado o arrendamento?

Para tal, deve cumprir uma série de requisitos, nomeadamente o arrendamento deve estar registado no Portal das Finanças, e ter sido celebrado ao abrigo do Regime do Arrendamento Urbano ou do Novo Regime do Arrendamento Urbano.

Qual a vantagem do arrendamento?

O arrendamento possibilita maior flexibilidade na troca rápida de habitação. Também pode acarretar menos despesas porque habitualmente os inquilinos não pagam IMI, condomínio, nem despesas de manutenção de fundo, ficando estes encargos do lado do proprietário.

Quem é o locatário de um imóvel?

Neste tipo de contrato, o locatário é a empresa, que com a autorização do locador loca o imóvel para residencia de seu funcionário durante o período em que este trabalhar para a mesma. O mesmo vale para os que exercem cargo maior.

Posso abrir uma empresa em endereço residencial?

Posso abrir uma empresa em endereço residencial? Na maioria das vezes, sim! Em algumas cidades e em algumas circunstâncias você pode abrir sua empresa em seu apartamento e residência 🙂 Mas antes disto é preciso se atentar a algumas regras. 1) Verificar se a prefeitura da sua cidade permite que seja utilizado um endereço residencial.

Qual o contrato de locação de imóvel não residencial?

O contrato correto será o de locação de imóvel não-residencial porque quem aluga é pessoa jurídica. Sendo assim, teremos uma locação não residencial mesmo que seja o imóvel localizado em prédio 100\% residencial.


Como calculo o valor do meu apartamento?

Como calculo o valor do meu apartamento? O valor do seu imóvel será baseado na comparação com o valor e as características dos imóveis vizinhos. Segundo Monika Terra, corretora, “no processo de avaliação é muito importante ver o estado do imóvel, do prédio e valores de condomínio”.

Quando é possível suspender o pagamento dos aluguéis?

A versão inicial do PL também permitia que locatários residenciais suspendessem, total ou parcialmente, o pagamento dos aluguéis entre 20 de março e 30 de outubro. A medida valeria para os inquilinos que fossem demitidos ou tivessem redução da carga horária ou da remuneração.

Quem pode pedir a suspensão ou redução do aluguel?

Se locador e locatário não chegarem a um acordo, este pode ir à Justiça e pedir a suspensão ou redução do aluguel, destaca Renato Almada, sócio do Chiarottino e Nicoletti Advogados. Na petição inicial, o inquilino precisa demonstrar que, em razão da pandemia, teve uma redução de seus ganhos financeiros.

Por que alugar uma casa?

Por que alugar uma casa? Essa opção acaba sendo procurada principalmente por dois tipos de turistas: Ou aqueles que viajam com criança pequena. Os motivos são simples: quem viaja em grupo grande economiza alugando uma casa ao invés de vários quartos de hotel.

Como calcular o valor do aluguel?

Contudo você deve utilizar um método comparativo para calcular o valor do aluguel. Dessa forma é claro, que se deve considerar as diferenças entre eles. O fato é que existem muitas variáveis que compõem o cálculo de aluguel. O próprio mercado imobiliário auto regula a si mesmo e precificar o valor da locação dos imóveis por oferta e procura.

Quando deve ser averbado o contrato de locação?

O contrato deve ter sido averbado junto à matrícula do imóvel, no Cartório de Registro Gerais de Imóveis competente. Se a locação não for mantida em caso de venda, o novo proprietário deverá notificar o locatário para desocupar o imóvel em 90 dias.

Como é o ato de alugar um imóvel?

O ato de alugar um imóvel é sempre um ato complexo, pois busca conciliar os desejos do proprietário do imóvel, em auferir renda através da locação, com a intenção do locatário que busca a segurança de um contrato com prazo definido, valores bem especificados, e a garantia de que o locador não irá retomar o imóvel durante a vigência do avençado.

Qual a vantagem desse piso?

A principal vantagem desse piso é o tratamento de impermeabilização que ele recebe na sua fabricação. Desta forma, o revestimento ganha uma cobertura protetora para não absorver substâncias. Ótima opção em termos de economia e para quem tem crianças em casa.

Qual a melhor opção para Piso laminado?

Apesar de algumas ressalvas – não combinar bem com o sol ou a água, por exemplo – o piso laminado é uma boa opção com melhor custo/benefício que os de madeira convencional. Feito à base de HDF (micropartículas de madeira), ele vai bem em quase todos os cômodos internos do apartamento. 4.

Qual a altura do ático nas casas?

Nas casas, o ático é o espaço que fica sob o telhado e que tem paredes convencionais. No entanto, a altura dessas paredes costuma ser limitadav a 1/3 da altura do pavimento inferior, o que faz com que elas fiquem bem baixinhas.

Qual a vantagem do aluguel antecipada?

Já para o locador, a vantagem é que o aluguel pode ser cobrado antecipadamente na entrada do imóvel, apenas para garantir que, caso necessário, a ação de despejo seja acionada por motivo de atraso ou não-pagamento. Sendo assim, o locatário não poderá utilizar o imóvel por mais um mês.

Como efetuar o aluguel?

No caso de quem quer efetuar o aluguel, é um contrato que dispensa o uso de caução, fiador e seguro. Já para o locador, a vantagem é que o aluguel pode ser cobrado antecipadamente na entrada do imóvel, apenas para garantir que, caso necessário, a ação de despejo seja acionada por motivo de atraso ou não-pagamento.

Como garantir o pagamento em dia do aluguel?

Uma das principais preocupações de qualquer proprietário tem a ver com a inadimplência ou o atraso no pagamento do aluguel. Pra garantir o pagamento em dia do aluguel ao proprietário do imóvel, uma das primeiras providências que o QuintoAndar toma é a realização de um cuidadoso processo de análise de crédito.

Como se sentir em casa?

É sempre importante levar em consideração a primeira impressão e você precisa se sentir em casa ali. “O imóvel tem que atender as necessidades da pessoa no momento de vida que ela está: como ter o número certo de quartos, estar perto do trabalho ou da família, ter bom acesso a transporte público ou outros serviços, por exemplo.

Como financiar um apartamento para morar?

Financiar um apartamento para morar pode ser a melhor opção para quem deseja comprar, mas ainda não tem o montante para pagar à vista. É claro, o comprador precisa analisar seus interesses e capacidade de pagamento para dar esse passo, além de pesquisar e entender formas de aumentar seu potencial financeiro.

Como escolher um bem para alugar?

Na hora de escolher um bem para alugar, existem vários pontos de atenção que servem de filtro para realizar a busca, desde localização, tamanho e demais características. No entanto, no momento de fechar o negócio, há uma série de exigências que precisam ser cumpridas. Como alugar um apartamento? Confira o passo a passo

Como fazer um checklist para alugar um apartamento?

Câmera fotográfica ou celular para registrar todos os pontos que considerar importante. Agora que já tem em mente o que é preciso para alugar um apartamento, prepare o seu checklist em duas etapas: primeiro cumprindo as suas expectativas em relação ao imóvel e outro com as exigências do proprietário para que você possa ocupar o imóvel.