Índice
- 1 O que a vitamina B12 faz no sistema nervoso?
- 2 O que acontece quando o organismo não absorve a vitamina B12?
- 3 Quais as principais consequências da deficiência de vitamina B12 para surgimento de patologias associadas à sistema nervoso central?
- 4 Quais os benefícios da vitamina B12 para o cérebro?
- 5 Como a deficiência de vitamina B12 pode ser crítica?
- 6 Como evitar a absorção da vitamina B12?
O que a vitamina B12 faz no sistema nervoso?
A vitamina B12 possui um importante papel na formação da bainha de mielina, a capa gordurosa que envolve e protege os nervos, favorecendo também a transmissão de impulsos nervosos entre as células nervosas. A cobalamina funciona ainda na formação das hemácias, reparo do nosso DNA e tem atividade antioxidante.
O que acontece quando o organismo não absorve a vitamina B12?
A deficiência de vitamina B12 devido à falta de fator intrínseco provoca um tipo de anemia chamada anemia perniciosa. A absorção pode ser inadequada nos idosos, porque a acidez do estômago é reduzida. A diminuição da acidez do estômago reduz a capacidade de o organismo retirar a vitamina B12 da proteína da carne.
Por que paciente portadores de deficiência de vitamina B12 podem apresentar clínica neurológica?
Entre os principais problemas, está a desordem na síntese dos neurotransmissores, pois a B12 serve como sintetizadora e protetora das células neurais, podendo causar lesões graves no cérebro, como a parte do tecido cerebral, redundando na diminuição cognitiva e mental.
Qual o sintoma de vitamina B12 baixa?
Desenvolve-se anemia, causando palidez, fraqueza, fadiga, e, se for grave, falta de ar e tonturas. Uma deficiência grave de vitamina B12 pode lesionar os nervos, causando formigamento ou perda de sensibilidade nas mãos e nos pés, fraqueza muscular, perda de reflexos, dificuldade em andar, confusão e demência.
Quais as principais consequências da deficiência de vitamina B12 para surgimento de patologias associadas à sistema nervoso central?
Estudos comprovam que a falta de vitamina B12 no corpo está intimamente ligada a problemas neurológicos como esquecimentos, incapacidade de se concentrar, perda da noção espaço-temporal, diminuição cognitiva e uma memória fraca.
Quais os benefícios da vitamina B12 para o cérebro?
A vitamina B12 é um dos principais componentes para o bom funcionamento do organismo. Essa vitamina age diretamente no cérebro e desempenha um papel importante no sistema nervoso central, mantendo a cognição e prevenindo a degeneração das células.
Qual a função da vitamina B12 no sistema nervoso?
Segundo pesquisas de Harvard University a função da vitamina B12 no sistema nervoso está muito além de sua ação antioxidante e sua importância para o metabolismo de lipídios, proteínas e carboidratos. Também chamada de cobalamina, esta é uma vitamina muito importante para o todo o sistema nervoso e para as células sanguíneas.
Quais são os efeitos colaterais da vitamina B12?
Ondas de calor, tonturas e náuseas também foram relatadas, mas são atribuídas principalmente aos conservantes contidos nos suplementos e não à própria vitamina. Ocasionalmente podem ocorrer efeitos colaterais graves das injeções de B12, como choques anafiláticos – cuja causa permanecer desconhecida.
Como a deficiência de vitamina B12 pode ser crítica?
Como a vitamina possui importante papel na formação da bainha de mielina, efeitos imunomodulatórios e neurotróficos, sua deficiência desestabiliza as estruturas da mielina, podendo dificultar ou interromper a transmissão de impulsos nervosos. Para uma condição como a esclerose múltipla, a deficiência de vitamina B12 pode ser crítica,
Como evitar a absorção da vitamina B12?
O álcool e o tabaco podem interferir na absorção de vitamina B12. Evite consumir alimentos ricos em fibras junto com fontes de vitamina B12. Isto porque as fibras também podem atrapalhar a absorção da vitamina. Alguns medicamentos interagem com a vitamina B12, são eles: neomicina, colchicina, ácido aminossalicílico e metformina.