Menu fechado

O que e e quais os tipos de cavitacao?

O que é e quais os tipos de cavitação?

Cavitação é um fenômeno físico que ocorre principalmente no interior de sistemas hidráulicos e que consiste na formação de bolhas de vapor no meio fluido transportado. Ou seja, a cavitação é a formação e acumulação de bolhas em torno de um impulsor de bomba.

O que é cavitação do concreto?

Cavitação: decorrente da ruptura de bolhas superficiais presentes no concreto. Page 10 DESGASTE SUPERFICIAL POR ABRASÃO o A abrasão é um processo de perda de massa do material ocasionado por inúmeras asperezas duras pertencentes a uma superfície ao entrar em contato e movimento relativo com a outra.

Qual o problema causado pela cavitação nas bombas centrífugas?

Nas bombas centrífugas, a cavitação causa danos aos componentes (erosão do material), vibrações, ruídos e perda de eficiência. Talvez o problema de engenharia mais importante causado pela cavitação seja o dano material que as bolhas de cavitação podem causar quando colapsam nas proximidades de uma superfície sólida.

Por que a cavitação é prejudicial para o sistema de bombeamento?

LEIA TAMBÉM:   Qual e a melhor versao do Windows 7 para jogos?

A cavitação é muito prejudicial tanto para a bomba como para o sistema. Por essa razão os fabricantes especificam as limitações dos seus produtos. Os fabricantes de bombas de deslocamento positivo geralmente especificam a pressão menor que a atmosférica, que deve ocorrer a entrada da bomba para encher o mecanismo de bombeamento.

Qual o dano causado pelas bolhas de cavitação?

Talvez o problema de engenharia mais importante causado pela cavitação seja o dano material que as bolhas de cavitação podem causar quando colapsam nas proximidades de uma superfície sólida. O colapso das bolhas de cavitação é um processo violento que gera ondas de choque e microjatos altamente localizados .

Qual a causa da formação da cavitação?

Causa da formação da cavitação. As cavidades formam-se no interior do líquido porque o líquido evapora. A evaporação, nesse caso, não é causada por aquecimento, mas ocorre porque o líquido alcançou uma pressão atmosférica absoluta muito baixa. Causas: Dimensionamento incorreto da tubulação de sucção;