Menu fechado

O que e o acompanhamento da obra?

O que é o acompanhamento da obra?

O que é um acompanhamento de obras? O acompanhamento de obras deve garantir que a execução dos serviços esteja de acordo com as condições e especificações técnicas presentes no escopo do projeto, evitando retrabalhos e gastos desnecessários.

Quais os documentos fundamentais para o acompanhamento de uma obra?

Listaremos a seguir alguns documentos necessários.

  • Licenciamento Ambiental. O licenciamento ambiental tem o objetivo de resguardar o sistema ecológico local da implantação da edificação.
  • ART.
  • Alvará de Construção Civil.
  • Alvará do Corpo de Bombeiros.
  • Registro.
  • PPRA, PCMSO e Outros Documentos de Saúde e Segurança do Trabalho.

Quem acompanha obra?

Quem é o responsável pelo relatório de acompanhamento de obra? Quem preenche esse documento é o engenheiro ou o técnico presente no local. Aqui vale destacar uma informação muito importante. O acompanhamento de obra realizado por um arquiteto e a fiscalização feita por profissionais na obra são duas coisas diferentes.

LEIA TAMBÉM:   Como afiar a faca de ceramica?

Qual a diferença entre acompanhamento e execução de obra?

O Acompanhamento é feito com base em relatórios e visitas técnicas, dependendo do porte da obra. O objetivo é fiscalizar a execução do projeto e orientar os desafios que surgem no Canteiro de Obras. Já a Execução engloba a gestão da obra e a construção em si.

Quais são os documentos necessários para uma construção?

4 documentos necessários para iniciar uma obra de construção…

  • Registro do imóvel.
  • Alvará de construção.
  • Anotação de Responsabilidade Técnica (ART)
  • Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (PCMSO)

O que entende por monitorar uma obra de construção civil?

Monitorar a qualidade na construção civil é uma estratégia que permite melhorar os serviços prestados pela empresa e evitar riscos que possam prejudicar o negócio. Por outro lado, fazer um monitoramento de qualidade adequado é uma tarefa que exige muitos cuidados.

Quanto cobra um engenheiro para acompanhar uma obra?

Contratar engenheiro para acompanhamento de obra O tipo de cobrança feita pelos engenheiros pode ser feita por hora, no valor médio de R$ 350,00, ou por visita técnica, que geralmente dura entre 4 e 5 horas, sendo cobrado um preço em torno de R$ 700,00.

LEIA TAMBÉM:   Qual o endosso de um cheque com assinatura?

Quanto cobrar pelo gerenciamento de obra?

Diferencie projeto e acompanhamento Quando a metodologia usada é baseada no percentual, o gerenciamento costuma ser estimado entre 3 a 4\% do custo da obra. A execução envolve de 10 a 15\% desse valor. Também existe a opção de cobrar pela hora técnica.

Por que contratar acompanhamento de obra?

O Acompanhamento Técnico de Obras (ATO) é extremamente importante e necessário para que se consiga garantir um padrão máximo de qualidade na execução dos serviços de construção. Sua principal atribuição é verificar se as obras estão sendo executadas conforme o projeto executivo e apontar eventuais desvios.