Menu fechado

O que e o AlertManager?

O que é o AlertManager?

– AlertManager: trabalha de forma integrada com a Prometheus para avaliar regras de alerta e enviar notificações por e-mail, Jira, Slack, e outros sistemas suportados. – Grafana: uma solução de análise e observabilidade que suporta vários sistemas de coleta de toras e métricas.

Como funciona o Prometheus?

Conforme descrito no próprio github da ferramenta, o Prometheus é um sistema de monitoramento para serviços e aplicações. Ele coleta as métricas de seus alvos em determinados intervalos, avalia expressões de regras, exibe os resultados e também pode acionar alertas se alguma condição for observada como verdadeira.

Como criar um alerta no Grafana?

Configuração de Notificação de E-mail Grafana

  1. Abra seu navegador e digite o endereço IP do seu servidor mais: 3000.
  2. Após um login bem-sucedido, o painel Grafana será exibido.
  3. Na tela do painel Grafana, acesse o menu Alerta e selecione a opção Canais de notificação.
  4. Na tela Alerta, clique no botão Adicionar canal.
LEIA TAMBÉM:   Como pagar com 2 cartões no eBay?

Por que usar o Prometheus?

Usando o Prometheus, é possível monitorar métricas de aplicações, como taxa de transferência (TPS) e tempos de resposta do Kafka load generator (produzido pelo Kafka), do consumidor Kafka e do cliente Cassandra. O Node exporter pode ser usado para monitorar o hardware do host e as métricas do kernel.

Como acessar Prometheus?

Os sites do Prometheus e do Grafana oferecem documentação útil sobre como usar essas ferramentas em conjunto. Para usar o Grafana, instale-o e navegue em seu navegador com a URL http://localhost:3000/. Crie uma fonte de dados do Prometheus e adicione um gráfico usando uma expressão como de costume.

Quem é o Prometheus?

Pegando os fãs – especialmente os leitores dos quadrinhos – de surpresa, descobrimos que o grande vilão desta temporada é ninguém menos que o procurador de Star City Adrian Chase (interpretado por Josh Segarra).

Quais as principais vantagens e desvantagens da ferramenta Nagios?

Abaixo há uma lista com as principais vantagens e desvantagens da ferramenta: Pontos Positivos: ■ Capacidade de distribuição; ■ Agentes enviam os dados coletados para os servidores de forma automática; ■ Interface simples e fácil de utilizar; Pontos Negativos: ■ Documentação pobre; ■ Instalação Complexa; Tabela 1.

LEIA TAMBÉM:   Quais os raios utilizados na radiacao dos alimentos?

O que é Nagios e para que serve?

O Nagios é uma ferramenta de monitoramento open source que possibilita o monitoramento de hosts e serviços em uma rede de computadores. Possui uma estrutura voltada a objetos e trabalha com o protocolo SNMP, possibilitando assim o gerenciamento de redes de computadores.

Como monitorar site?

O SiteAlerta é um sistema de monitoramento de sites que verifica se o seu site web está no ar, enviando e-mail para alertá-lo em caso de falha ou de retorno do serviço e gerando relatórios de desempenho. O SiteAlerta monitora o seu site 24 horas por dia, 7 dias por semana, 365 dias por ano. E o plano básico é GRÁTIS.

Como é executado o Prometheus?

Por fim, o Prometheus é executado como um único servidor por padrão, mas pode ser dimensionado usando uma federação de servidores. O Prometheus armazena métricas na forma de dados de séries temporais , de modo que as métricas incluem streams de valores do tipo timestamp com milissegundos (float de 64 bits).

Como armazenar métricas no Prometheus?

LEIA TAMBÉM:   Quanto ganha um dono de loja de moveis?

O Prometheus armazena métricas na forma de dados de séries temporais , de modo que as métricas incluem streams de valores do tipo timestamp com milissegundos (float de 64 bits). Cada métrica possui um nome (uma string) e usa uma convenção de nomenclatura que inclui o nome do que está sendo monitorado, o tipo lógico e as unidades de medida.

Como configurar o servidor Prometheus?

O servidor é configurado a partir de um arquivo em formato yaml, lá podemos adicionar clientes ao monitoramento, entre diversas outras funcionalidades. Eis um exemplo do arquivo de configuração do servidor Prometheus monitorando ele mesmo.

Quais os componentes do Prometheus?

Os componentes do Prometheus incluem o servidor Prometheus, o modelo de métricas de dados, a GUI de gráficos integrados e o suporte nativo do Grafana.