Menu fechado

O que e um credito fiscal?

O que é um crédito fiscal?

CREDITO FISCAL. Por “Crédito Fiscal” entende-se, genericamente, o direito do contribuinte à restituição, reembolso, compensação ou ressarcimento de tributo pago a maior ou montante previsto na legislação que admita seu montante.

Como os créditos fiscais poderão ser utilizados?

O crédito fiscal ocorre quando a empresa consegue utilizar o valor que foi pago a mais para abater parte do tributo que terá que ser quitado posteriormente. …

Em qual dos regimes tributários que a empresa deve estar enquadrada para se beneficiar do crédito dos impostos?

As empresas que adotam o regime de lucro real são as que mais podem se beneficiar do crédito fiscal, uma vez que, independentemente da atividade desenvolvida, elas poderão utilizar os créditos gerados pelo PIS e COFINS.

Qual o conceito de crédito fiscal?

O conceito de crédito fiscal tem várias acepções, em geral vinculadas aos vários países. Pode fazer referência, por exemplo, à possibilidade de uma empresa reduzir os impostos que paga no seu país através daqueles que pagou a um governo estrangeiro por alguma operação de comércio internacional.

LEIA TAMBÉM:   O que e uma rede convergente?

Quais são os tributos contemplados pelo Crédito Fiscal?

Os tributos contemplados pelo crédito fiscal são o imposto sobre circulação de mercadoria e serviços ( ICMS ), imposto sobre produtos industrializados (IPI), contribuição ao programa de integração social (PIS) e contribuição para o financiamento da seguridade social (COFINS). A seguir, falaremos detalhadamente sobre cada um deles.

Por que o crédito fiscal é uma dedução?

Por outras palavras, pode-se dizer que o crédito fiscal é uma quantia de dinheiro a favor do contribuinte, isto é, uma dedução fiscal. Na hora de determinar a obrigação tributária, o contribuinte pode deduzi-lo do débito fiscal (a sua dívida) para calcular o montante que deve pagar ao Estado.