Menu fechado

O que e um motor I-vtec?

O que é um motor I-vtec?

VTEC (Variable Valve Timing and Lift Electronic Control) é um sistema de comando de válvulas variável, desenvolvido pela Honda em 1983, para aumentar o torque dos motores em baixas e altas rotações. O sistema VTEC utiliza dois perfis de árvore de cames, selecionando hidraulicamente.

Quais Hondas são VTEC?

O VTEC é a sigla utilizada pela marca japonesa para o comando de válvula variável. No Brasil esse comando começou no Civic da 5ª geração, nos anos 1990. Mas vale lembrar que esse comando de válvula não tem apenas na Honda. O VTEC é a sigla utilizada pela fabricante do Civic.

O que faz o hondata?

Aqui cabe um breve esclarecimento: Hondata não é da Honda, nem é um piggyback. No caso desse modelo utilizado nos SI’s (Flashpro) é um equipamento pouca coisa maior que um maço de cigarros que serve para acessar e reprogramar a central eletrônica do carro e também fazer datalog por meio da porta OBD2.

LEIA TAMBÉM:   Onde colocar luminaria pendente?

O que significa I-vtec DOHC?

Todo esse desempenho vem do motor i-VTEC de 2.0 litros, 16 V e duplo comando de válvulas (DOHC), um equipamento de última geração que privilegia alta potência e máximo torque em qualquer rotação com baixos níveis de emissões de poluentes na atmosfera.

O que é hondata Flashpro?

Qual é o significado de DOHC?

A tradução destas verdadeiras etiquetas técnicas já dá pistas sobre sua efetiva função: SOHC significa “comando de válvulas simples no cabeçote” enquanto que DOHC está para o mais elaborado “comando de válvulas duplo no cabeçote”, referência ao padrão empregado no acionamento das válvulas dos motores.

Qual a principal vantagem de um motor DOHC?

Os motores DOHC apresentam mais torque e potência em altas rotações, o que significa economia na malha rodoviária. Entretanto, não apresenta vantagem considerável em baixas rotações. Já o SOHC faz com que o tráfego nas cidades seja mais econômico, além de trazer mais potência em baixas rotações.