Menu fechado

O que e um olhar reflexivo?

O que é um olhar reflexivo?

Pode-se dizer que é um ato que exige um olhar reflexivo sobre a realidade. Dependendo da função à que se destina, avaliar pode servir à coleta de dados e informações observadas, que poderão auxiliar na elaboração de um julgamento que contribua para tomada decisões sobre o avaliado.

Como surgiu as competências socioemocionais?

A educação socioemocional surgiu em 1994, nos Estados Unidos, com a criação do CASEL (Collaborative for Academic, Social, and Emotional Learning). Desde então, o objetivo desse conceito educacional é integrar elementos emocionais e sociais ao aprendizado acadêmico.

Por que olhar as avaliações?

A avaliação deve ser um meio para que o professor perceba cotidianamente e gradativamente as transformações ocorridas no aluno, pois nem o aluno nem o professor são sujeitos prontos e acabados, mas em permanente formação, interagindo, transformando e sendo transformado pelo meio social.

LEIA TAMBÉM:   Como colocar o cartucho de volta na impressora?

O que é olhar sensível?

O olhar sensível é olhar curioso, descobridor, olhar de quem olha querendo ver além e requer o exercício de um olhar aberto a perceber e partilhar essas experiências significativas a fim de que o repertório de todos seja ampliado e multiplicado, enriquecendo as múltiplas linguagens além de permitir novas associações e …

O que significa competências socioemocionais?

As Competências Socioemocionais são habilidades desenvolvidas ao longo da vida e do processo de aprendizagem e que conectam-se a capacidade de cada indivíduo lidar com suas próprias emoções, desenvolver autoconhecimento, se relacionar com o outro, ser capaz de colaborar, mediar conflitos e solucionar problemas.

Como praticar as competências socioemocionais?

Para assegurar uma formação integral dos estudantes, as competências socioemocionais precisam ser trabalhadas em conjunto com as cognitivas. Uma maneira de implementar o socioemocional como um princípio didático é adotar uma proposta pedagógica que integre a afetividade ao currículo.

https://www.youtube.com/watch?v=VsaeFV6pKjU

Qual é o papel da cultura digital na formação do estudante?

Um dos principais benefícios da cultura digital na escola é a possibilidade de o estudante estar em rede, participar de comunidades de aprendizagem e não ficar isolado, restrito à sala de aula.

LEIA TAMBÉM:   Como economizar com aquecedor a gas?

Qual a importância de ter direito a cultura digital?

Permite desenvolver competências e habilidades socioemocionais. Uma vez que a cultura digital promove uma transformação profunda no processo de ensino-aprendizagem, várias habilidades e competências apontadas na BNCC como fundamentais para a vida pessoal e profissional de qualquer indivíduo podem ser desenvolvidas.

Em que aspectos a cultura digital pode contribuir para a produção de saber dentro das organizações?

Hoje, dentro da cultura digital, é possível encontrar qualquer tipo de informação, além de poder compartilhar suas próprias experiências, o que contribui ainda mais para o desenvolvimento da tecnologia, haja vista que há mais interação, colaboração e, consequentemente, produtividade.