Menu fechado

O que tem que ter no canteiro de obras?

O que tem que ter no canteiro de obras?

Todo canteiro de obras deve conter áreas operacionais e de vivência e é indispensável que contenha:

  • Almoxarifado e ferramentaria;
  • Pátio para veículos;
  • Área para estoque de materiais;
  • Laboratório de concreto e solo;
  • Portaria;
  • Sanitário e vestiário;
  • Refeitório;
  • Escritório de fiscalização;

Como otimizar o fluxo no canteiro de obras?

É fundamental armazenar e manter os materiais em local de fácil acesso, de preferência próximo aos locais de consumo, facilitando o fluxo na obra. Para alguns materiais vale ter um cuidado especial. Tijolos e telhas, por exemplo, devem estar em pilhas para evitar quebras.

Quais são os profissionais que atuam na construção civil?

Pedreiro. Técnico em Construção Civil. Armador. Servente ou Ajudante de Obra.

LEIA TAMBÉM:   Quanto tempo o dinheiro pode ficar na conta do Mercado Pago?

Qual a NBR que define as normas a serem aplicadas no canteiro de obras?

Além da NR18 canteiro de obras, outra norma técnica que deve ser seguida nesses ambientes é a NBR 12284 (NB 1367) que também aponta diretrizes para os canteiros de obras. Ambas devem ser utilizadas em conjunto para gerir a segurança dos processos e dos profissionais nesses ambientes.

Como fazer o layout de um canteiro de obras?

O layout do canteiro de obras deve ser pensado de acordo com as diversas fases de execução da obra. Além disso, deve sempre obedecer às determinações da NR 18 – Condições e meio ambiente de trabalho na indústria da construção. Afinal, trata-se de um ambiente de produção que evolui ao longo do tempo.

Porque o canteiro de obras necessita ser eficiente e eficaz?

Logística e eficiência: essenciais em um canteiro de obras Fazer com eficiência o controle de materiais evitar uma estocagem exagerada de produtos e levar à redução de custos – desperdício de materiais podem representar um custo de 12\% ao final da obra.

LEIA TAMBÉM:   O que e um toner remanufaturado?

Qual a finalidade do canteiro de obras?

Assim, o canteiro deve ser um local de realização pessoal e não de exposição a riscos, insatisfações ou desrespeito à dignidade humana. As determinações da NR-18 para um canteiro de obras têm finalidade prática, pois as descrições são detalhadas de forma objetiva.

Como começar o projeto de um canteiro de obras?

O projeto de um canteiro de obras inicia-se pelo posicionamento de todos os elementos que irão compor a obra, para isso, o engenheiro considera os principais fatores que são: cronograma, orçamento, histograma, programa de necessidades, restrições do terreno e definições técnicas.

Por que o canteiro de obras deve ser modificado?

O canteiro de obras vai sendo modificado ao longo da execução da obra, de acordo com os serviços a serem executados. Adaptação contínua do canteiro para alocar: • Materiais • Equipamentos • Mão de obra FASESdo Canteiro de Obras Serviços que interferem com as áreas onde será implantado o canteiro: • Movimentos de terra • Fundações

LEIA TAMBÉM:   Para que serve o livro Caixa de uma empresa?

Quais são os canteiros restritos?

Nos canteiros denominados restritos, a construção ocupa todo o terreno ou a maior parte dele. Este tipo é o mais frequente em áreas urbanas, principalmente em bairros centrais, onde devido ao alto custo dos terrenos, as edificações ocupam praticamente o lote inteiro e não há muito espaço disponível para a instalação do canteiro de obras.