Menu fechado

Onde sao utilizados os motores de inducao?

Onde são utilizados os motores de indução?

Os motores de indução monofásicos, normalmente potências baixas, têm grande aplicação, principalmente, em utilização doméstica. Por outro lado, os motores de indução trifásicos são utilizados na maioria dos accionamentos na indústria.

Quais são as partes principais de um motor de indução?

Um motor de indução é composto basicamente de duas partes: Estator e Rotor. O espaço entre o estator e o rotor é denominado entreferro.

Porque os motores de indução são os mais utilizados na indústria?

Os motores de corrente alternada (AC), que também são conhecidos como motor assíncrono trifásico ou motor de indução são os motores mais utilizados, devido a uma série de vantagens, como por exemplo o baixo custo em manutenção, montagem, fabricação e simplicidade em relação aos motores de corrente contínua, e devido a …

Qual é a estrutura de um motor de indução?

A estrutura de um motor de indução compreende essencialmente o estator e o rotor. O primeiro é similar ao estator de um gerador, e pode ser visto esquematicamente na fig. 1. Figura 1. Desenho esquemático do estator de um motor de indução.

LEIA TAMBÉM:   Como faco para achar os aplicativos?

Qual a visão geral de um motor de indução?

Visão geral da construção típica de um motor de indução com rotor em gaiola. O espaço de ar anular que se forma entre a superfície interna do estator e a superfície externa do rotor é chamada de entreferro, e é nela que ocorre a conversão eletromecânica do motor de indução.

Qual o rotor do motor de indução?

O rotor do motor de indução possui dois modelos de construção possíveis: bobinado ou de anéis. É um conjunto de peças que gira em torno de seu próprio eixo, gerando movimentos de rotação. Pode ser encontrado em máquinas rotativas, como compressores ou turbinas.

Como funciona o motor de indução monofásico?

O motor de indução monofásico tem dois enrolamentos de bobina: um principal e um auxiliar. Os enrolamentos ficam perpendiculares entre si. Quando uma bobina é alimentada por uma fonte AC, é produzido um campo magnético pulsante que muda de sentido constantemente.