Menu fechado

Qual a doenca que o acai transmite?

Qual a doença que o açaí transmite?

Açaí contaminado com parasito pode transmitir doença de Chagas! A suspeita, já levantada desde 2006, foi confirmada em 2010 por pesquisadores da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e do Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen).

Porque o barbeiro fica no açaí?

Isso porque o mosquito barbeiro é atraído pela luz. Voando por ali, o inseto deposita suas fezes onde o açaí é manipulado ou até mesmo é macerado junto ao suco da fruta. De acordo com Morita, há maneiras de evitar que essa iguaria brasileira vire um reduto de Trypanosoma cruzi.

Como nem sempre os sintomas são perceptíveis o indivíduo pode saber que tem a doença 20 30 anos depois de ter sido infectado ao fazer um exame de sangue de rotina?

LEIA TAMBÉM:   Como salvar um PowerPoint em PDF com video?

Como nem sempre os sintomas são perceptíveis, o indivíduo pode saber que tem a doença até 20 ou 30 anos depois de ter sido infectado, ao fazer um exame de sangue de rotina. Na fase aguda, meningite e encefalite são complicações graves da doença de Chagas, mas são raros os casos de morte.

Qual é o bicho que tem no açaí?

Comer açaí não significa que, automaticamente, a pessoa ficará doente. Mas o fruto costuma atrair uma espécie de inseto, mais conhecido por barbeiro, cujo intestino guarda os protozoários Trypanossoma cruzi – esses, sim, causadores da doença.

Como saber se o açaí está contaminado?

Se o açaí tiver perdido sua coloração natural, já não é recomendada sua ingestão. Também não é recomendado o descongelamento várias vezes porque o produto pode perder suas propriedades naturais.

Que doença é transmitida pelo barbeiro?

É uma doença transmissível causada por um parasito e transmitida principalmente através do inseto “barbeiro”. O agente causador é um protozoário denominado Trypanosoma cruzi. No homem e nos animais, vive no sangue periférico e nas fibras musculares, especialmente as cardíacas e digestivas.

LEIA TAMBÉM:   O que pode ser Muita sonolencia?

Quem tá com triglicerídeo alto pode tomar açaí?

Já as pessoas que sofrem de diabetes ou gastrite, devem tomar muito cuidado com o do açaí. Por causa do alto índice de glicose, os diabéticos devem evitar o seu consumo. Para as pessoas que sofrem de gastrite e úlcera, a dica é consumir outras frutas, pois o açaí é rico em gordura.

É perigoso tomar açaí?

As pesquisas e os dados epidemiológicos demonstram que o produto processado termicamente, pasteurizado no mínimo a 80°C por 10 s, torna-se seguro, enquanto o produto in natura ou apenas resfriado ou congelado poderá não ser.

Como saber se o açaí é puro?

A forma mais fácil de identificar se houve mistura é pela sua tonalidade. Quando o açaí é obtido exclusivamente do fruto ele tem uma cor bem escura, próxima do roxo, similar a um vinho escuro. Se misturado pode apresentar tonalidades cinzentas ou um roxo mais claro.