Menu fechado

Qual a formula geral dos alcanos e dos alcinos?

Qual a fórmula geral dos alcanos e dos alcinos?

Sua fórmula geral é CnH2n-2. Ainda seguindo o mesmo raciocínio, alcadienos são aqueles que possuem duas ligações duplas e, assim como os alcinos, apresentam fórmula geral CnH2n-2. Com o benzeno como principal exemplo, aromáticas são as cadeias em que os carbonos formam um ciclo com ligações duplas alternadas.

Qual a fórmula geral dos alcadienos?

Conforme pode ser confirmado nos três exemplos dados acima, a fórmula geral dos alcadienos é: CnH2n-2, sendo que n assume valores inteiros e positivos iguais ou superiores a três (porque obviamente são necessários pelo menos três átomos de carbono para que se realizem duas duplas ligações).

Qual a composição química dos alcanos?

Composição química dos alcanos ou parafinas Os alcanos são hidrocarbonetos acíclicos e saturados, ou seja, são compostos formados apenas por átomos de carbono e hidrogênio, de cadeia aberta e com somente ligações simples entre seus carbonos.

LEIA TAMBÉM:   O que sao unidades de conservacao quais sao os seus objetivos?

Como obter a nomenclatura de alcanos?

Fazendo a contagem apenas dos carbonos e usando a fórmula geral para alcanos, é possível obter a fórmula molecular desse composto: C 6 H 2*6+2 = C 6 H 14. Não pare agora… Tem mais depois da publicidade 😉 A nomenclatura de alcanos segue as regras estabelecidas pela União Internacional da Química Pura e Aplicada (Iupac) e é composta por:

Como os alcanos seguem as regras?

Os alcanos seguem, como todos os compostos orgânicos, as regras oficiais da International Union of Pure and Applied Chemistry (Iupac). A última atualização ocorreu no ano de 2013, e as regras estão dispostas no que a Iupac chama de Blue Book (Livro azul).

Por que são chamados de alcanos?

Os alcanos também são chamados de parafinas ou hidrocarbonetos parafínicos, sendo que essa palavra vem do latim parum, que significa “pouca ou pequena”, e affinis, que é “afinidade”, isto é, “pouca afinidade”. Isso acontece porque esses compostos são pouco reativos em decorrência do fato de suas moléculas serem apolares.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao os fundos de investimento?