Índice
- 1 Qual a tensão do disjuntor?
- 2 Posso dividir os disjuntores em três categorias?
- 3 Qual é a melhor pessoa para identificar o problema do seu disjuntor?
- 4 Quais disjuntores têm proteção contra a temperatura alta?
- 5 Qual a frequência nominal de um disjuntor?
- 6 Como funciona o disjuntor térmico?
- 7 Qual o disjuntor do motor elétrico?
- 8 Qual a curva de disparo de um mini disjuntor?
Qual a tensão do disjuntor?
Se o circuito possui tensão de 127V, obrigatoriamente o disjuntor deverá ser monopolar, por motivos de segurança. Há também a determinação que em circuitos com emprego de tomadas, não se utilize de fios com espessuras menores que 2,5 mm.
Como fazer o dimensionamento dos disjuntores elétricos?
Para que possamos fazer o dimensionamento dos disjuntores no projeto elétrico, é preciso que a instalação já tenha sido devidamente dividida em circuitos de utilização. Neste caso abordado, nós iremos aproveitar o mesmo projeto de uma residência que foi publicado em um artigo aqui no blog.
Posso dividir os disjuntores em três categorias?
Podemos dividir os disjuntores em três categorias, em ambas as especificações os disjuntores possuem curvas diferentes: Disjuntor unipolar – como o próprio nome sugere, esse é um disjuntor que funciona sob apenas uma fase, como circuitos de curto alcance que envolvem sistemas de iluminações, instalações monofásicas de 127v e 220v.
Como classificar os disjuntores em uma instalação elétrica?
Em uma instalação elétrica os disjuntores podem ser classificados como disjuntor unipolar, para circuitos que são de uma única fase, como tomadas e iluminação em circuitos com 127 V ou 220 V. Temos também o disjuntor bipolar para circuitos que são de duas fases, usados em torneiras elétricas e chuveiros com 220 V.
A tensão a se aplicar varia de acordo com a orientação do fabricante do disjuntor. Toda a fiação do disjuntor deve ter sua isolação testada, pois pode ser facilmente danificada em cantos vivos durante o manuseio do disjuntor.
Qual é a melhor pessoa para identificar o problema do seu disjuntor?
Tenha em mente que a melhor pessoa para te ajudar a identificar o problema da sua instalação é um eletricista, mas você pode fazer alguns processos para evitar que o seu disjuntor fique desligando muitas vezes. Entre as precauções cabíveis, podemos citar:
Quais são os motivos do desarmamento do disjuntor?
Os motivos anteriores são basicamente os três principais que causam o desarme do disjuntor, mas existem outras possibilidades! A má instalação do disjuntor pode causar o desarmamento dele, pois se os cabos estiverem mal isolados ou frouxos, há a chance de ocorrer centelhamento o que causa superaquecimento.
Quais disjuntores têm proteção contra a temperatura alta?
Alguns disjuntores também têm proteção contra temperatura alta. Quando a corrente aumenta, consequentemente ela gera mais calor, e alguns disjuntores como o termomagnético por exemplo, possuem um mecanismo que secciona o circuito quando a temperatura aumenta acima do limite.
Quais são os requisitos para disjuntores de proteção?
NBR NM 60898 de 07/2004: os requisitos para os disjuntores de proteção. A NBR NM 60898 de 07/2004 – Disjuntores para proteção de sobrecorrentes para instalações domésticas e similares (IEC 60898:1995, MOD) fixa as condições exigíveis a disjuntores com interrupção no ar de corrente alternada em 50 ou 60 Hz tendo uma tensão nominal até 440 V
Qual a frequência nominal de um disjuntor?
A frequência nominal de um disjuntor é a industrial para a qual o disjuntor é projetado e na qual são referidas as outras características. O mesmo disjuntor pode ter mais de uma frequência nominal. A capacidade de curto-circuito nominal (Icn) é o valor da capacidade de interrupção máxima em curto-circuito
Como funciona o disjuntor sobre o fusível?
Como funciona isso? São componentes muito comuns e muito utilizados nos quadros de distribuição residenciais utilizados principalmente como elemento de proteção e seccionamento de circuitos, o disjuntor é comumente utilizado como substituto do fusível. Isso porque uma das vantagens do disjuntor sobre o fusível é que ele não é descartável.
Como funciona o disjuntor térmico?
Entre os principais tipos de disjuntores estão o térmico, magnético e termomagnéticos. O disjuntor térmico funciona pelo princípio da deformação de uma lâmina bimetálica.
Como o disjuntor se difere do fusível?
O disjuntor se difere do fusível no seu modo de funcionamento, pois, quando a sobrecarga ocorre no fusível, ele queima e precisa ser substituído, enquanto o disjuntor só desarma e pode ser armado novamente. Inclusive, ele permite que seja desarmado manualmente para a realização de serviços de manutenção.
Qual o disjuntor do motor elétrico?
Todo disjuntor motor tem um disco seletor onde é possível ajustar a corrente para proteger melhor o motor elétrico. Para cada tipo de carga, faixa de corrente de ruptura e tempo de ruptura existe uma categoria adequada de disjuntor a ser usado, essas categorias dizem a curva de ruptura específica de cada uma.
Qual a curva de ruptura do disjuntor?
Os disjuntores podem ser divididos por três tipos de curvas: Para cada tipo de carga, faixa de corrente de ruptura e tempo de ruptura existe uma categoria adequada de disjuntor a ser usado, essas categorias dizem a curva de ruptura específica de cada uma.
Qual a curva de disparo de um mini disjuntor?
Ele tem uma curva de disparo específica e bem diferente dos mini disjuntores do tipo DIN. A partida de motores requer muitas vezes de 8 a 15 vezes a corrente nominal de funcionamento, ou seja, um mini disjuntor iria ficar desarmando toda vez que o motor partisse.
Qual a função dos disjuntores magnéticos?
Os disjuntores magnéticos também possuem a mesma função que as dos demais disjuntores que é proteger os equipamentos elétricos contra sobrecargas e curtos-circuitos, porém eles possuem uma precisão maior para detectar o valor da corrente elétrica.