Menu fechado

Qual melhor marca de pastilha para moto?

Qual melhor marca de pastilha para moto?

As melhores marcas de pastilha de freio são Cobreq e SYL.

Qual pastilha de freio usar na moto?

Tudo vai depender da necessidade do motociclista. Se o uso da sua moto é exclusivamente urbano, a pastilha orgânica pode ser uma boa opção. Mas se você usa sua moto em estradas e curte alta performance, uma vistoria mais frequente no sistema de freios será necessária, caso opte pelas pastilhas orgânicas.

Como escolher o disco de freio?

Também é importante observar o tamanho do disco por meio do seu diâmetro integral. Discos maiores oferecem maior capacidade de frenagem em virtude da maior área de atrito. Por último, mas não menos importante, observe o diâmetro do furo central, que precisa ser coerente ao encaixe com o cubo da roda.

LEIA TAMBÉM:   Quais os insetos que a galinha come?

Como funcionam as pastilhas no automóvel?

Localizadas atrás das rodas do automóvel, as pastilhas são discos planos que friccionam o rotor do freio e fazem as rodas diminuírem a velocidade até pararem. Mesmo com uma função tão simples, existem diferentes tipos de pastilhas que, por contarem com características distintas, não funcionam exatamente da mesma forma.

Qual a estrutura da pastilha?

A estrutura da pastilha é bem simples: ela é formada por um material de atrito montado em uma placa de apoio feita de aço. Antes da década de 1990, o amianto era muito utilizado para a fabricação de pastilhas. No entanto, após o elemento ser retirado do mercado, as empresas precisaram recorrer a outros materiais para produzir esses componentes.

Como funciona a frenagem de pastilhas?

Vale destacar ainda que as pastilhas apresentam uma lâmina que serve como sinalizador de sua vida útil. Quando a peça se desgasta demais, o nível da superfície fica mais baixo que o da lâmina, que entra em contato com o disco de freio. Então, a frenagem gera um barulho bem agudo, como falamos logo acima.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer um aeropress?

Por que é importante trocar a pastilha?

Por isso é tão importante ficar atento ao realizar a troca da pastilha, pois essa diferença na composição do material pode danificar outras peças com o passar do tempo, ainda que ofereça uma durabilidade maior. Outro fator que acaba incomodando muitos motoristas é a emissão de ruído, que nesse tipo de pastilha é mais alto do que em outras peças.