Menu fechado

Qual o emprego das aspas no texto Tarsila do Amaral?

Qual o emprego das aspas no texto Tarsila do Amaral?

Questão 8 – Justifique o emprego das aspas no texto: As aspas destacam uma citação de autoria alheia (o significado de “Abaporu”).

Quem é o autor do texto Tarsila do Amaral?

Tarsila do Amaral
Nacionalidade brasileira
Cônjuge Oswald de Andrade (1926 – 1929)
Ocupação Pintora, tradutora
Magnum opus A Negra; Abaporu; Antropofagia; Operários

Porque o quadro Abaporu e ícone do movimento modernista nacional?

O impulso para a criação desse movimento foi justamente o quadro Abaporu que, como dito anteriormente, tem como significado “homem que come gente”. Essa vertente da arte convidava os artistas a produzirem trabalhos com um viés voltado para a cultura do país, mesmo que com influências das vanguardas europeias.

LEIA TAMBÉM:   Como parecer mais magra e mais alta?

Que tipo de texto e esse Tarsila do Amaral?

Fases da Obra de Tarsila do Amaral Tarsila do Amaral foi uma das artistas plásticas mais importantes da primeira fase do Modernismo, concretizando em sua obra todas as aspirações de vanguarda formuladas pelo grupo. Sua obra atravessou três fases denominadas: “Pau-Brasil”, “Antropofágica” e “Social”.

Quem foi Tarsila do Amaral e por qual motivo ela se tornou importante na arte brasileira?

Tarsila do Amaral foi uma pintora e desenhista brasileira, uma das artistas centrais da pintura brasileira e da primeira fase do movimento modernista brasileiro, ao lado de Anita Malfatti. Seu quadro Abaporu, de 1928, inaugurou o movimento antropofágico nas artes plásticas.

Por que essa obra foi considerada o símbolo do modernismo brasileiro que características do modernismo ela apresenta?

O quadro em óleo sobre tela foi o ponto de partida do Movimento Antropofágico, que colocou o Brasil no mapa dos acontecimentos artísticos mais importantes de sua época. Como pano de fundo, a proposta de deglutir as referências estrangeiras nas entranhas da cultura brasileira.

LEIA TAMBÉM:   Como escolher corretamente um travesseiro?

O que é movimento modernista nacional?

O Modernismo Brasileiro foi um movimento artístico que surgiu oficialmente na Semana de Arte Moderna de 1922, se estendendo até a segunda metade do século passado. A busca por uma expressão artística nacional e inovadora; Na literatura, a valorização do cotidiano, expresso em linguagem simples.

Que tipo de texto e o Abaporu?

Abaporu é uma pintura a óleo da artista brasileira Tarsila do Amaral. É uma das principais obras do período antropofágico do movimento modernista no Brasil….

Abaporu
Técnica óleo sobre tela
Dimensões 85 cm x 72 cm
Localização Museu de Arte Latino-americana de Buenos Aires (MALBA)
[edite no Wikidata]

Qual o significado das aspas?

Daniela Diana. As aspas (“ ”) representam um recurso gráfico empregado aos pares na produção de textos sendo que uma serve para abrir e outra para fechar o discurso. Trata-se, portanto, de um sinal de pontuação utilizado na produção textual para enfatizar palavras ou expressões, além de indicar citações de algum texto.

LEIA TAMBÉM:   O que quer dizer asses na Biblia?

Como substituir as aspas?

No início e no fim de nomes de obras literárias ou artísticas, como títulos de livros, de obras de arte, de filmes, de músicas,… Nestes casos, as aspas podem ser substituídas por uma escrita em itálico, levemente inclinada para a direita.

Por que as aspas são usadas?

As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas.

Como as aspas são usadas para destacar o texto?

As aspas são usadas para destacar alguma parte do texto. Essa parte que se destaca fica escrita entre aspas, ou seja, é colocado o símbolo “ no início para abrir aspas e o símbolo ” no fim para fechar aspas. Exemplos do uso das aspas O ministro confirmou que a situação estava “extremamente preocupante”.