Menu fechado

Qual o intervalo do multimetro para o teste?

Qual o intervalo do multímetro para o teste?

Caso escolha um intervalo baixo demais para o teste, o multímetro exibirá “1”, indicando que é preciso aumentá-lo. Se não souber a voltagem operacional, você pode ajustar o multímetro para a amplitude mais elevada e descer até chegar em uma leitura precisa.

Como analisar a voltagem de um circuito?

A voltagem representa uma medida da energia elétrica potencial existente entre dois pontos. Você pode analisar a voltagem de um circuito doméstico ou de baterias usando um multímetro digital, um multímetro analógico ou um voltímetro.

Qual a tensão do aparelho para 220V?

O importante é que esteja sempre de acima de 105 volts para tensão 110V, e acima de 205 volts para rede 220V. Observe que deixamos na escala 200V pois o aparelho consegue medir até 200V então ele medirá sem problemas. Na rede trifásica em 380V temos 380V entre as fases e 220V entre fase e neutro.

LEIA TAMBÉM:   E mais vantajoso terceirizar ou desenvolver internamente na organizacao as solucões tecnologicas a serem utilizadas?

Qual a voltagem do dispositivo eletrônico?

Confira a voltagem regular do dispositivo eletrônico — ela costuma estar indicada no manual do usuário ou em algum ponto da bateria ou do dispositivo. Ajuste a amplitude para um nível acima da voltagem a ser medida, de modo que se estiver medindo uma bateria de 12 V será preciso girar o botão até chegar em 20 V para obter uma medida precisa.

Qual a escala de um multímetro?

Para ter uma precisão melhor na medição, alguns modelos de multímetro tem uma vasta escala de seleção, como por exemplo 200mV, 2V, 20V, 200V, 2mA, 20mA, 200mA e 20A. Caso você tente medir uma tensão de 220V na escala de 200mV, o seu multímetro pode ser danificado e a leitura dos números pode levar a um erro, causando acidentes.

Como funciona o circuito do multímetro?

Explicando melhor: na medida da tensão contínua, temos no circuito do multímetro apenas resistores redutores e a corrente resultante circula diretamente pelo instrumento indicador, conforme mostra a figura 3. Circuito do instrumento na medida de tensões contínuas.

LEIA TAMBÉM:   Como usar a iluminacao para criar efeitos incriveis?

Como é feita a medida de tensão?

A medida de tensão, por outro lado, é feita numa condição de alta resistência que não traz perigo para o instrumento a não ser em casos que analisaremos e ensinaremos ao leitor como evitar. As tensões num circuito ou num componente são medidas com a ligação do multímetro em PARALELO com este circuito, conforme mostra a figura 2.

Como medir a tensão contínua?

Agora vamos ver exemplos de medição de tensão contínua, com a qual podemos medir pilhas, baterias e diversas fontes que trabalhem com tensão contínua, ou seja, tendo as polaridades + e -. Vejamos o exemplo: No exemplo tenho uma bateria de 9V, então deixo o multímetro na escala de medição até 20V, para um resultado mais preciso.