Menu fechado

Qual o papel do amianto na construcao?

Qual o papel do amianto na construção?

Acesse também: Acrilamida – substância que possui potencial neurotóxico e cancerígeno Questão 1 – (UFSM) O amianto, conhecido também como asbesto, é um material constituído por fibras incombustíveis. É empregado como matéria-prima na fabricação de materiais isolantes usados na construção civil, como fibrocimento.

Quando começou a exploração do amianto na Bahia?

Em 1930 minas em Bom Jesus, na Bahia, começaram a ser exploradas com o intuito de uso comercial do amianto. Em 1960 a exploração passou para as minas de Cana Brava, em Minaçu – Goiás, que até então é a maior mina produtora de amianto no Brasil. O amianto, após sair das minas, passa por três etapas de preparo para uso comercial:

LEIA TAMBÉM:   O que levar para cozinhar em Hostel?

Qual o número de pessoas expostas ao amianto?

Em 2017, 75 países já haviam banido definitivamente o uso comercial do amianto. A OMS estimou que, dos 175 milhões de indivíduos expostos ao amianto diariamente em decorrência do trabalho, 107 mil morrem por ano por evolução de doenças relacionadas ao contato com esse produto.

Por que o amianto se solta?

O amianto é uma fibra mineral que, ao ser quebrada ou sofrer cisalhamento (atrito), solta pequenas fagulhas. A inalação dessas fagulhas gera inflamações, feridas pulmonares, enrijecimento do pulmão, dificultando a expansão e retração desse órgão e, consequentemente, causando problemas nas trocas gasosas, fadiga e cansaço respiratório.

Por que falamos do amianto nos edifícios públicos?

Falamos do amianto, um inimigo para muitos desconhecido, da nossa saúde. Em um Comunicado a Quercus alerta para o facto de a Lei (n.º 2/2011, de 9 de fevereiro), que definiu a obrigatoriedade de identificar o amianto nos edifícios públicos, continuar por cumprir, 5 anos após a sua publicação.

Quais são as propriedades do amianto?

O amianto é uma fibra mineral que tem propriedades impressionantes. Entre elas, destacam-se a resistência a altas temperaturas, boa qualidade isolante, flexibilidade, durabilidade, incombustibilidade e resistência ao ataque de ácidos.

LEIA TAMBÉM:   O que e um TIN dos EUA?

Por que o amianto é usado?

O amianto é uma fibra mineral natural extraída de rochas, é usado para fabricar telhas e caixas d’água. Tornou-se largamente utilizado em virtude de suas vantagens econômicas (preço acessível e abundância na natureza), e propriedades: é resistente ao calor; não se deteriora; é um bom isolante térmico, acústico e elétrico; etc.


Será que beber água de amianto é perigoso?

E, por isso, beber água de uma caixa d’água de amianto não seria perigoso. Porém, o amianto já foi banido dos Estados Unidos e de quase toda a União Europeia. No Brasil, sua utilização ainda é permitida, mas já foi abolido em quatro estados (RJ, SP, RS e PE) onde o uso e a comercialização de qualquer tipo de amianto são proibidos.

Quais são as doenças relacionadas ao amianto?

A OMS estimou que, dos 175 milhões de indivíduos expostos ao amianto diariamente em decorrência do trabalho, 107 mil morrem por ano por evolução de doenças relacionadas ao contato com esse produto. No Brasil morrem de 100 a 150 pessoas por ano em função de tumores pulmonares.

LEIA TAMBÉM:   O que e um produto de marca propria?