Menu fechado

Qual o prazo de validade de um cheque Pre-datado?

Qual o prazo de validade de um cheque Pré-datado?

seis meses
Prazo dos cheques pré-datados Caso o recebimento ultrapasse seis meses da data de emissão, o cheque não poderá ser descontado. Mas tome cuidado, pois os bancos podem realizar o pagamento de cheque pré-datado em qualquer dia da apresentação, mesmo que seja antes da data de emissão.

Como é feita a compensação de um cheque?

O cheque compensado nada mais é do que uma ordem de pagamento à vista que acontece após o receptor depositar o documento em sua conta corrente. Depois disso, o banco analisa a veracidade das informações e se existe saldo para que o emissor pague o valor indicado. Todo esse processo ficou mais ágil ao longo dos anos.

Como saber a validade de um cheque?

LEIA TAMBÉM:   Qual cor de blusa combina com calca areia?

Também é importante lembrar que um cheque prescreve (deixa de valer) após seis meses, a contar do término dos prazos acima, ou seja, seis meses e 30 dias, quando o cheque é emitido na mesma praça ou seis meses e 60 dias, quando emitido em local diferente ou no exterior.

Como fazer o desconto de um cheque?

Descontar um cheque. O desconto de um cheque é o nome que damos a “conversão” deste papel em dinheiro em espécie ou fundos em conta. É possível fazer o desconto do cheque que você acabou de receber de duas maneiras. A primeira e mais fácil é o depósito em conta. Como o nome sugere o desconto por depósito consiste no portador a quem o cheque foi

Por que uma pessoa emite cheque e não coloca dinheiro na conta?

Ou por que uma pessoa emite um cheque e não coloca o dinheiro na conta para pagá-lo? Na verdade, a devolução de um cheque nem sempre ocorre por má-fé do emissor que ao emiti-lo não se preocupou em depositar dinheiro na conta para pagá-lo.

LEIA TAMBÉM:   Como fazer muda de orquideas a partir do caule?

Quando o cheque nominal é descontado?

No caso do desconto por depósito, no caso do cheque nominal ele apenas poderá ser depositado na conta corrente do destinatário referenciado. Quando um cheque é pré-datado por seu emissor significa que ele tem um dia mínimo para ser descontado pré estabelecido por quem o emitiu.

Quem é obrigado a aceitar cheques?

Os bancos não são obrigados a fornecer módulos de cheques aos seus clientes. O cheque não é um instrumento de pagamento de aceitação obrigatória, isto é, ninguém é obrigado a aceitar cheques como pagamento de qualquer bem ou serviço. Nos pagamentos por cheque existem, nomeadamente, os seguintes intervenientes: