Índice
Quando troca o óleo do câmbio?
As montadoras especificam no manual do proprietário o período ideal para fazer a troca de óleo do câmbio e se necessário. O mecânico Erick Albuquerque, da Mix Auto Center, recomenda realizar a troca de óleo do câmbio no mínimo a cada 50 mil quilômetros ou 5 anos – tempo suficiente para evitar problemas na transmissão.
Quando trocar o óleo do câmbio Corolla?
Toyota. No caso da Toyota, apesar de relatos de troca de óleo do câmbio automático a cada 80.000 km, seja para o CVT de Yaris e Corolla, seja para a caixa automática da picape Hilux e do SUV SW4, os planos de manutenção do manual indicam inspeção a cada 20.000 km.
O que acontece se não trocar o óleo do câmbio?
Não realizar adequadamente a revisão do óleo de câmbio poderá provocar a quebra da caixa ou o superaquecimento. Além disso, poderá trazer diversas consequências para o funcionamento do veículo e até mesmo prejudicar outras partes. O óleo grosso devido à ausência de troca poderá travar o câmbio.
Por que não deixar de trocar óleo?
Calma, está tudo bem: segundo engenheiros e especialistas, de modo geral não é algo grave deixar o prazo de troca passar. O importante, nesse caso, é verificar se o nível do óleo está acima da indicação mínima da vareta.
Como trocar o óleo e o filtro?
Os especialistas recomendam as trocas simultâneas do óleo e do filtro, senão o novo produto pode carregar as impurezas retidas para dentro do motor novamente. O filtro sempre conserva no seu interior um volume residual de óleo oxidado, que contamina o volume de óleo novo, tendendo a acelerar seu processo de envelhecimento.
Qual a duração da primeira troca de óleo?
Há algumas marcas que fazem recomendações diferentes para a primeira troca de óleo ou para as subsequentes – normalmente, a primeira troca de óleo costuma acontecer mais rápido que as demais Para carros novos, a recomendação costuma girar em torno de 10 mil km rodados ou 12 meses de uso.
Como trocar óleo com lubrificante?
Por isso, deve ser trocado simultaneamente com o óleo para não carregar as impurezas retidas para dentro do motor novamente. Rodar com lubrificante acima ou abaixo do nível: deve ser evitado. Óleo no nível mínimo compromete a lubrificação já que aumenta a fricção entre as peças.