Menu fechado

Quanto tempo se deve guardar os documentos de uma empresa?

Quanto tempo se deve guardar os documentos de uma empresa?

Hoje em dia, no Brasil, é necessário guardar documentos referentes aos trabalhadores por até 30 anos. Entretanto, existem outros de períodos mais curtos, como dois ou cinco anos.

Porque guardar documentos?

Guardar documentos nem sempre é uma tarefa fácil, já que exige sobretudo, organização detalhada e senso de importância, já que perdê-los pode trazer graves consequências. Geralmente é através deles que podemos resgatar parte da história da empresas e até mesmo das pessoas.

Qual a importância da Guarda de documentos?

A importância da guarda e conservação de documentos. A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer empresa, pois é a forma que elas têm para comprovar o cumprimento de uma obrigação, trabalhista, fiscal e/ou previdenciária. O prazo mínimo para guarda é de dois anos e varia de acordo com o tipo de documento.

LEIA TAMBÉM:   Como deixar a barra de ferramentas sempre visivel?

Qual o prazo mínimo para a guarda de documentos?

A guarda de documentos é um cuidado necessário para qualquer empresa, pois é a forma que elas têm para comprovar o cumprimento de uma obrigação, trabalhista, fiscal e/ou previdenciária. O prazo mínimo para guarda é de dois anos e varia de acordo com o tipo de documento.

Como fazer a guarda dos documentos digitais?

A guarda dos documentos poderá ser feita mediante digitalização, disponibilizando todo o material através de arquivo virtual, mas deverá ter o cuidado de verificar minuciosamente, se todos aqueles que foram digitalizados representam fielmente os originais, sendo que falhas poderão ocorrer no processo de digitalização.

Qual a importância da conservação dos documentos pela empresa?

É de suma importância destacar a necessidade da conservação dos documentos pela empresa, pois a falta da comprovação do pagamento das obrigações legais, seja pela perda do documento ou sua ilegibilidade, acarretará no pagamento da mesma obrigação.