Menu fechado

Quanto tempo tem a garantia de uma TV?

Quanto tempo tem a garantia de uma TV?

O código estipula um prazo de 30 dias para reclamar de defeitos em produtos não duráveis (bebidas, por exemplo), e 90 dias para duráveis (uma televisão, por exemplo). O prazo inicia a partir do recebimento do produto.

Como funciona a garantia de TV?

Segundo o Código de Defesa do Consumidor – Lei 8.078/90 o prazo obrigatório de garantia é de 30 (trinta) dias para reclamar de vício ou defeito de produto não durável e 90 (noventa) dias para reclamar de vício ou defeito de produto durável.

Quando a garantia começa a valer?

O prazo começa a contar a partir do recebimento do produto. O que muita gente não sabe é que, no caso de um vício oculto – aquele defeito que só se mostra depois de um certo tempo de uso do produto -, o prazo da garantia legal começa a contar a partir do momento em que esse defeito é constatado.

LEIA TAMBÉM:   Qual foi a tragedia que aconteceu em 2011?

Qual o prazo de garantia de um televisor?

Exemplificando: se o consumidor adquire um televisor, e consta na embalagem e no termo de garantia – “01 ano de garantia” – na verdade esta será de 01 ano mais 90 dias, uma vez que deverão ser somados ao prazo da garantia contratual (01 ano) mais 90 dias, referentes à garantia legalmente estipulada, por se tratar de fornecimento de produto durável.

Como acionar a garantia de um aparelho?

Para acionar a garantia, é necessário apresentar a Nota Fiscal para comprovar a origem do aparelho e o respectivo período de garantia. Se você não possuir a Nota Fiscal de Compra, sugerimos que obtenha uma Declaração de Compra, também emitida pelo revendedor.

Quando começa a garantia contratual?

Sua vigência começa a partir da data de emissão da nota fiscal, com o prazo e condições impostas pela empresa – normalmente estabelecida no “termo de garantia”. O Código de Defesa do Consumidor dispõe que a garantia contratual é complementar a legal.

Quais são os prazos de garantia?

Os prazos de garantia, sejam eles legais ou contratuais, visam a acautelar o adquirente de produtos contra defeitos relacionados ao desgaste natural da coisa, são um intervalo mínimo de tempo no qual não se espera que haja deterioração do objeto.

LEIA TAMBÉM:   Como por musica do Spotify no celular?