Menu fechado

Como achar o ponto de operacao de uma bomba?

Como achar o ponto de operação de uma bomba?

O ponto de funcionamento é a interseção entre a curva de desempenho da bomba e as características do sistema. A carga máxima é atingida apenas durante uma parte das horas anuais de operação.

O que é o caudal de uma bomba?

Caudal é a quantidade de líquido que passa através de uma bomba dentro de um determinado período de tempo. No desempenho de uma bomba, podemos distinguir entre dois parâmetros de caudal: Caudal volumétrico e caudal mássico.

Como se calcula a potência total?

Em certos casos, você encontrará essa fórmula escrita na forma W = A × V. Por exemplo, se a corrente tem 3 amps (3A) e uma voltagem de 110V, basta multiplicar esses dois valores para obter a potência de 330W (watts). A fórmula é P = 3A × 110V = 330 W (sendo P a incógnita indicativa de potência).

LEIA TAMBÉM:   Qual a diferenca entre um dermatologista e um esteticista?

Qual a eficiência da bomba?

Daí surge eficiência: Ou seja, eficiência ou rendimento da bomba é uma razão entre a potência da bomba e a potência do motor. Rendimento é sempre essa ideia: o que entrega dividido pelo que recebeu.

Qual a potência necessária para operar esta bomba?

Então a potência necessária para operar esta bomba varia de 14,3 kW para o fluxo total e para pouco menos de 10 kW a 100 m³/h. Outra alternativa seria como apresentado abaixo (Bomba 2). Nesse a potência necessária para o fluxo 300 m³/h é de 14,5 kW um pouco maior do que no caso anterior.

Qual a curva de desempenho de uma bomba de bombeamento?

Se uma bomba vai operar com vazão e altura manométrica constante, a mesma deve ser selecionada para operar perto do melhor ponto de eficiência (BEP). Mas, nem todas as aplicações de bombeamento tem um fluxo constante, e pode ser que a forma da curva de desempenho pode ser mais importante que o próprio BEP.

Qual a velocidade de rotação da bomba?

LEIA TAMBÉM:   O que garante a seguranca do trabalhador?

Pouco se fala mas a e ficiência do rotor também aumenta com a velocidade de rotação da bomba, especialmente em 3.600 rpm. Finalmente, a velocidade específica nos fornece uma previsão sobre as curvas de potência. Em velocidades específicas abaixo de 3500, a potência consumida é reduzida em conformidade com a vazão.