Menu fechado

Como achar o dominio de uma funcao logaritmica?

Como achar o domínio de uma função logarítmica?

Domínio da função logarítmica Como dito acima, a função logarítmica é definida pela formação f(x) = logax, sendo < a ≠ 1. Isso remete a uma função f: R*+ —> R, ou seja, o domínio integra o conjunto dos números reais positivos, excluindo o zero. (R*+).

O que é função logarítmica exemplos?

Uma função logarítmica será crescente quando a base a for maior que 1, ou seja, x1 < x2 ⇔ loga x1 < loga x2. Por exemplo, a função f (x) = log2 x é uma função crescente, pois a base é igual a 2. Note que quanto menor o valor de x, mais perto do zero a curva logarítmica fica, sem contudo, cortar o eixo y.

Como determinar o domínio de uma função?

Uma expressão y = f (x) associando os valores de x e y, formando pares ordenados pertencentes aos conjuntos domínio e contradomínio. Através de alguns exemplos, demonstraremos como determinar o domínio de uma função, isto é, descobrir quais os números que a função não pode assumir para que a sua condição de existência não seja afetada.

LEIA TAMBÉM:   Como saber se a pessoa tem gota?

Por que o domínio é definido?

O domínio é definido como uma série de valores de entrada para os quais a função produz um valor de saída. Em outras palavras, o domínio é o valor completo de valores x que podem ser usados em uma função para produzir valores y.

Quais são os conjuntos de domínio e contradomínio?

Dois conjuntos: um denominado domínio e outro contradomínio. Uma expressão y = f (x) associando os valores de x e y, formando pares ordenados pertencentes aos conjuntos domínio e contradomínio.

Como escrever a imagem de um domínio?

Escreva os valores da imagem com a notação adequada. Assim como o domínio, a imagem deve ser escrita da mesma forma. Use um colchete quando o número estiver incluído no domínio em questão ou, caso contrário, um parêntese. A letra U indica a união que interliga partes de um domínio que pode estar separado por um intervalo.