Menu fechado

Onde usamos a funcao exponencial no dia a dia?

Onde usamos a função exponencial no dia a dia?

As funções exponenciais possuem uma diversidade de aplicações do cotidiano, estão presentes em diversas ciências como: na Matemática financeira é utilizada na capitalização de capitais pelo método do juro composto, na Geografia está relacionada a expressões responsáveis por explicar os crescimentos populacionais, na …

Quais as principais aplicações das funções exponencial é logarítmica?

A função logarítmica, assim como sua inversa, a função exponencial, são instrumentos para relatar matematicamente a evolução de grandezas, nas quais o crescimento ou decrescimento são proporcionais à quantidade dessa grandeza em um determinado tempo.

Por que a função é exponencial?

O gráfico desta função passa pelo ponto (0,1), pois todo número elevado a zero é igual a 1. Além disso, a curva exponencial não toca no eixo x. Na função exponencial a base é sempre maior que zero, portanto a função terá sempre imagem positiva. Assim sendo, não apresenta pontos nos quadrantes III e IV (imagem negativa).

Como podemos representar as funções exponenciais em um gráfico?

Quando queremos representar as funções exponenciais por meio de um gráfico, podemos seguir da mesma forma como é feito com a função quadrática: determinamos alguns valores para x, montamos uma tabela com esses valores para f (x) e localizamos os pontos no plano cartesiano para, finalmente, traçar a curva do gráfico.

LEIA TAMBÉM:   Quais sao as formas de mensurar o produto macroeconomia?

Por que as funções exponenciais não assumem valores negativos?

Portanto, de forma geral, funções exponenciais nunca assumem valores negativos, como diz a própria definição deste tipo de função. Para finalizarmos a teoria a respeito de funções exponenciais, um último tópico: Crescimento e Decrescimento de uma função exponencial. Bom, como já está beem grande este post, vamos direto ao ponto.

Será que a base é exponencial?

Assim, em vez de exponencial, estaríamos diante de uma função constante. Além disso, a base não pode ser negativa, nem igual a zero, pois para alguns expoentes a função não estaria definida.